terça, 26 de janeiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

Paraíba tem mais de 210 mil pessoas com diabetes, segundo o Ministério da Saúde

Lucilene Meireles / 14 de novembro de 2015
Foto: Nalva Figueiredo
A cada cem paraibanos, pelo menos cinco têm diabetes. A estimativa é do Ministério da Saúde (MS) e mostra uma situação preocupante. A tendência é que os números cresçam ainda mais. São 210.526 diabéticos na Paraíba, 37.197 na Capital. Desde o ano passado, o total de diabéticos no estado aumentou 20%, se comparados os dados do MS (2015) com os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2014, que indicavam 4,5% de diabéticos no estado. Ontem, uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado hoje, ofereceu testes e destacou a importância de prevenir e controlar a doença.

“Esta realidade tem muita relação com a mudança de hábito. A correria da vida moderna, com as mulheres cada vez mais no mercado de trabalho, sem tempo de preparar alimentos, acaba fazendo com que elas recorram aos processados, que favorecem o surgimento da doença. Isso sem contar com o sedentarismo e obesidade”, observou a endocrinologista Márcia Brandeburski.

A recomendação para quem tem fatores de risco, como familiares diabéticos, quem é obeso, por exemplo, faça o teste de glicemia venosa uma vez por ano.

Leia a reportagem completa no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas