Mais um morador de Conde, Litoral Sul, teve o diagnóstico de malária confirmado na Paraíba. O homem, de 44 anos, foi atendido no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e é a 11ª vítima da doença, cujos casos têm sido registrados somente nesse município desde abril deste ano.
A assessoria de comunicação do HULW informou que o paciente de ontem teve ficar internado no hospital. Além dele, outras três pessoas continuam no local, também em tratamento da malária. O quadro de saúde de todos os pacientes internados é considerado estável.
Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Saúde do Conde informou que as ações de combate à malária continuam no município, com medidas como busca ativa de pacientes, testes rápidos e distribuição de repelentes.
H1N1
A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) está investigando um possível caso de infecção por H1N1 que teria sido registrado em um idoso de 60 anos, no município de Sousa, no Sertão. De acordo com a SES, o paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da cidade.
Inicialmente, o idoso havia sido internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Sousa, mas devido à gravidade do estado de saúde foi transferido para o Hospital Regional no fim de semana.
Para confirmar a infecção por H1N1 foram realizados exames de sangue no idoso. A expectativa é de que o resultado seja obtido nos próximos dias.
PARAÍBA. Malária
Sintomas
Febre alta
Calafrios
Tremores
Sudorese
Dor de cabeça
Náuseas
Tremores
Vômitos
Cansaço
Falta de apetite
Medidas de prevenção coletiva
Borrifação intradomiciliar
Uso de mosquiteiros
Drenagem
Pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor
Aterro
Limpeza das margens dos criadouros
Modificação do fluxo da água
Controle da vegetação aquática
Melhoramento da moradia e das condições de trabalho
Uso racional da terra
Fonte: Ministério da Saúde/SES-PB