sexta, 26 de fevereiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

Paraíba registra quase dois mil atendimentos para tratamento de hepatites em um ano

Da redação / 29 de julho de 2017
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde da Paraíba registrou, nos últimos doze meses, o atendimento de 1920 usuários que realizam o tratamento para hepatites B e C, no estado. De acordo com o levantamento, desse total, 95% conseguiram negativação do vírus da Hepatite C, o que é denominado de cura, de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde. Comente no fim da matéria.



O Hospital Clementino Fraga, localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, é o serviço estadual de referência no acompanhamento e tratamento dos pacientes portadores de Hepatites Virais B e C. A unidade possui equipe multiprofissional, médicos especialistas em Hepatologia, gastroenterologistas, apoio diagnóstico (laboratorial e de imagem) e atendimento hospitalar.

Nesta sexta (28), as ações de saúde acontecem no Hospital Arlinda Marques, em um evento intitulado ‘Julho Amarelo’, onde a equipe do Clementino Itinerante disponibilizará o teste rápido para as Hepatites B e C.

Neste sábado (29), das 8 às 12h, os serviços oferecidos à população pelo Clementino Itinerante serão em parceria com o Instituto Embelleze, no Parque da Lagoa. A equipe vai disponibilizar as testagens das Hepatites B e C, sífilis e o teste rápido para detecção do HIV (vírus da Aids).

Em 2016, o Brasil registrou 42.830 casos de hepatites virais. Os dados fazem parte do novo Boletim Epidemiológico de Hepatites, que pode ser acessado no site indicadoreshepatites.aids.gov.br. 

A pesquisa mostra que entre os anos de 2007 a 2017, foram registrados, em toda Paraíba, 2.878 casos de Hepatite A; 1.235 de Hepatite B e 1.526 de Hepatite C, sendo 535 casos confirmados e 991 contatos com o vírus.

Relacionadas