Os três hospitais universitários da Paraíba vão receber R$1.354.423,66 este mês pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Do total disponibilizado, a maior parte vai para o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), que é vinculado à Universidade Federal de Campina Grande.
De acordo com o gerente de Atenção Básica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), localizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, Moisés Lima, os recursos serão gastos na compra de insumos. A reportagem tentou contato com a direção dos hospitais vinculados à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mas não conseguiu retorno.
No final de 2017, o HULW passou por cortes no orçamento e faltou até esparadrapos para utilização em cirurgias. Além disso, os procedimentos eletivos tiveram de ser adiados por falta de outros materiais básicos. Para desafogar a crise financeira pela qual passam muitos hospitais universitários em todo o País, o Ministério da Educação antecipou a liberação de R$ 31 milhões, via Rehuf, para as instituições este mês. “Essa liberação confirma nosso compromisso de começar o ano de 2018 com verbas para investimentos e custeio de materiais para as unidades”, destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
O recurso será utilizado na compra de insumos, como medicamentos, ou em investimentos nas unidades, como novos equipamentos ou reformas. A decisão fica a critério do hospital, que agora deve informar à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio de planos de trabalho, o destino dos recursos.