O medo da contaminação por febre amarela está levando milhares de pessoas a procurarem os postos de saúde para se vacinar, mesmo a Paraíba não sendo um estado onde a doença está presente. E foi esse temor que fez com que quantidade de pessoenses em busca da vacina chegasse, em apenas dois meses, a quase o dobro do registrado em todo o ano passado. Enquanto em 2016 1,2 mil pessoas foram vacinadas, este ano, apenas em janeiro e fevereiro, já foram 2,3 mil.
Devido ao aumento da procura, o horário de imunização foi ampliado em João Pessoa. Agora, quem quiser se vacinar pode procurar os locais das 8h às 15h. Antes o horário era das 8h às 11h e agora foi ampliado até às 15h.
Estão sendo distribuídas 130 fichas por dia, antes eram 75. Para ser vacinado, o viajante deve comparecer ao Centro Municipal de Imunização, retirar uma ficha e aguardar o atendimento.
Contudo, o alerta é para que se vacinem apenas aquelas pessoas que vão viajar para alguma localidade considerada área de risco. Nem todos os municípios de estados como Minas Gerais e Espírito Santo, por exemplo, são considerados como regiões endêmicas. Para saber quais municípios têm recomendação para vacina, basta acessar os seguintes sites:
saude.gov.br/svs e
anvisa.gov.br/viajante