domingo, 13 de junho de 2021

Saúde
Compartilhar:

Número de casos de suicídio este ano já é 14% maior do que em 2016

Beto Pessoa / 27 de dezembro de 2017
Foto: Reprodução
Um total de 213 pessoas pessoas tiraram a própria vida este ano na Paraíba, segundo dados repassados pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O cenário preocupa médicos, psicólogos e instituições, que reforçam: o suicídio nunca deve ser a alternativa para as aflições dos indivíduos.

Primeiro, não se pode banalizar ou encarar o suicídio como tabu, mas sim como um problema de saúde, que tratado pode tirar o indivíduo da depressão que se encontra, explica Eliane Soares, porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV). “A gente tem percebido aumento em vários Estados, tanto que estudos mostram que a depressão será uma das doenças mais incapacitantes até 2020. Temos que discutir o assunto, deixar de tratar como tabu. É preciso entender que essas pessoas precisam passar por ajuda profissional, pois 90% das pessoas que se suicidam não o teriam feito, caso tivessem passado por terapia”, disse Eliane Soares.

Nos últimos dez anos, o número de mortes por suicídio cresceu 42% na Paraíba, passando de 150, em 2007, para 213, em 2017. Para a porta-voz do CVV, ainda falta um olhar social mais responsável no trato à questão.

“Muita gente tem vergonha de falar que está deprimida. Outro problema é como elas são vistas pela sociedade”, disse Eliane Soares.

Relacionadas