quinta, 21 de janeiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

Casos de microcefalia param de crescer na PB

Alyf Santos com assessoria / 01 de junho de 2016
Foto: Assuero Lima/Arquivo
Os altos índices de registros de casos de microcefalia assustaram a Paraíba de agosto de 2015 até o começo deste ano. A cada novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde o crescimento dos números se tornavam mais alarmantes e colocavam as autoridades da área em alerta, os obrigando a fazer uma verdadeira força-tarefa para investigar a doença. Nesta quarta-feira (01), pela primeira vez desde então, parece que o Estado pode respirar um pouco mais aliviado. É que segundo o boletim divulgado, os dados pararam de crescer.

No último informe do Ministério, no dia 21 de maio, eram registrados 129 casos confirmados. No dia hoje o mesmo número é apresentado. As notificações também estancaram. Enquanto na semana passada eram 881, nessa são 882, apenas um a mais. Atualmente estão sendo investigados 311 casos e 442 foram descartados.

Em todo o Brasil, já foram confirmados 1.489 casos em 539 municípios, localizados em 25 unidades da federação. Desses casos, 223 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Em relação aos óbitos, no mesmo período, foram registrados 294 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Destes, 63 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 192 continuam em investigação e 39 foram descartados.

O Ministério da Saúde ressalta que está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas.

Relacionadas