O Ministério da Saúde destinou R$ 838,7 mil para custeio das ações da área de Média e Alta Complexidade Hospitalar (MAC), em João Pessoa. O objetivo do reforço orçamentário é ampliar o atendimento prestado à população na rede pública e conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações do bloco de financiamento MAC incluem à ampliação e melhoria da Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, possibilitando a habilitação de novos serviços como leitos de UTI Adulto, Pediátrico e Neonatal, e Centros de Trauma.
Os recursos que virão para a Capital deverão ser destinados ao aprimoramento, crescimento e melhorias dos leitos de UTI Adulto Tipo II, no Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga. O valor endereçado ao hospital pessoense foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), dessa segunda-feira (21).
Conforme a publicação, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do montante estabelecido, ao Fundo Municipal de Saúde de João Pessoa, em parcelas mensais.
Municípios de outros 19 Estados também foram contemplados com um montante que chega ao total de R$ 9,6 milhões.