domingo, 17 de janeiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

Mais de 244 mil já foram vacinados contra a gripe na PB

Aline Martins e Rammom Monte / 02 de maio de 2016
Foto: André Luiz Maia
A Paraíba já imunizou, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 244.695 paraibanos que estão dentro do grupo de pessoas que devem receber a vacina contra a gripe. Esse total representa 28,68% da meta total estabelecida pela secretaria, que é de 759.280 pessoas, que estão dentro de um público alvo. A Paraíba recebeu 630 mil doses da vacina trivalente, que previne os três subtipos do vírus da gripe, que são: H1N1, H3N2 e influenza B.

A chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Chiara Dantas, comentou que no dia D da campanha, muitas pessoas compareceram para se vacinar, principalmente idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade foram os que mais se vacinaram. “Não recebi nenhum fala de reclamação de reação da vacina. As pessoas têm procurado os postos”, comentou. No sábado estiveram abertas 120 unidades. A partir de ontem, 105 salas estarão abertas até o dia 20 de maio. Em relação aos números de vacinados, informou que ainda não tinha contabilizado a quantidade.

Em Campina Grande, no Agreste paraibano, até ontem, 31.508 pessoas de todos os grupos prioritários haviam se vacinado. No dia D ficaram abertos 30 postos. Mas a partir de ontem, apenas oito unidades entre centros e policlínicas vão disponibilizar doses contra H1N1. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Crianças de seis meses a cinco anos, idosos com mais de 65 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias), presidiários e trabalhadores do sistema prisional, população indígena, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas foram o público alvo do Dia “D”. A vacinação continua nos postos até o dia 20.

De acordo com a SES, a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. O objetivo da campanha contra influenza é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Na Capital, a meta é imunizar 124 mil pessoas, equivalente a 80% da população, considerada do grupo de risco. As ações de imunização começaram no dia 13, vacinando gestantes e trabalhadores da saúde. O secretário municipal informou que a campanha segue até 20 de maio, podendo ser prorrogada devido à demanda.

Relacionadas