quinta, 15 de abril de 2021

Saúde
Compartilhar:

Hospital Universitário Alcides Carneiro faz mutirão de cirurgias

Wênia Bandeira / 30 de abril de 2019
Foto: Divulgação
Um mutirão de cirurgias eletivas está sendo realizado no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande. O objetivo é operar 50 crianças e adolescentes que já aguardavam pela intervenção desde agosto do ano passado.

Segundo o chefe de cirurgia geral do HUAC, Uirá Courey, são pacientes que não têm necessidade de internação longa. “Muitos deles passam pela cirurgia e são logo liberados para recuperação em casa ou ficam até 24 horas internados. São cirurgias simples e rápidas”, contou. As intervenções são de hérnias da parede abdominal e postectomia para correção de fimose. Todos os procedimentos são custeados por recursos encaminhados pelo Serviço Único de Saúde (SUS) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As cirurgias serão realizadas até sábado. Serão quatro cirurgiões pediátricos fazendo o trabalho em pacientes de zero a 18 anos incompletos. Além dos cirurgiões pediátricos, o trabalho vai ter o auxílio de anestesistas, pediatras, enfermeiros, residentes, técnicos de enfermagem do HUAC e estudantes de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Este é o XIII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe).

Saiba o que é

Hérnia

É uma protuberância de algum órgão interno. As hérnias surgem quando acontece um deslocamento da parte de um órgão, e essa parte passa a invadir um espaço que não deveria.

Fimose

É o excesso de pele que recobre o pênis.

 

Relacionadas