terça, 24 de novembro de 2020

Saúde
Compartilhar:

Hospital realiza Dia D contra o câncer de mama

Bárbara Wanderley / 25 de outubro de 2017
Foto: NALVA FIGUEIREDO
Mamografias, consultas, café da manhã, ginástica laboral, maquiagem e aferição de pressão e glicemia. Esses foram os serviços oferecidos pelo Hospital São Vicente de Paulo no seu Dia D de combate ao câncer de mama, realizado nesta terça-feira (24), em Jaguaribe, na Capital.

Foram realizadas mais de 60 mamografias e mais de 100 pacientes foram atendidos. A ação envolveu três mastologistas, além de enfermeiros, assistentes sociais, recepcionistas, entre outros. Toda a equipe do hospital esteve engajada. De acordo com a assistente social Juliana Avelino, durante esse mês e o próximo, serão realizadas no local 10 mamografias por dia, de segunda a sexta- -feira. “São exames encaminhados das unidades de saúde e também a demanda do Outubro Rosa, que diluímos até novembro para evitar muitas filas”, explicou.

A aposentada Maria de Lourdes Oliveira, de 73 anos, esteve no hospital para uma consulta com a mastologista Eulina Ramalho e para marcar a mamografia que ela contou que faz anualmente. “Todo ano faço exame. Eu caminho todo dia, não bebo, não fumo. Gosto de dançar”, disse justificando que cuida muito da saúde. A dona de casa Severina Bento da Silva, de 64 anos, também procurou o hospital para realizar exames, mas acabou passando primeiro pela cabine da beleza, onde diversas pacientes eram maquiadas. Ela contou que também faz a mamografia anualmente, independente dos mutirões de exames do Outubro Rosa. “Às vezes faço em outubro, mas faço em qualquer tempo pelo SUS”, afirmou Severina Bento da Silva.

Relacionadas