quarta, 25 de novembro de 2020

Saúde
Compartilhar:

Hoje tem ‘mutirão da próstata’ no Napoleão Laureano

Wênia Bandeira / 21 de novembro de 2015
Foto: Ilustração
Trezentos homens estão sendo recebidos hoje pelo Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, para exames e consultas médicas no Multirão do Novembro Azul, em parceria com laboratórios particulares e com a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é detectar precocemente o maior número possível de casos de câncer de próstata e aumentar as chances de cura. O problema é que que pode ser revertida.

Os homens que tiveram a doença e precisaram passar pela cirurgia de retirada da próstata e das vesículas seminais (os conhecidos sacos). É nas vesículas que fica depositado o esperma, assim, os pacientes passam a ser estéreis, segundo informou o urologista, e a ter apenas a sensação de organismo nas relações. “É o que chamamos de orgasmo seco, sem ejaculação, mas com todas as sensações”.

Grande parte destes homens fica também impotente sexualmente. “Em torno da metade dos pacientes passam a ter problemas para ter ereção. Nestes casos, nós aconselhamos o uso de medicamentos e, caso não resolva, pode ser feito o implante da prótese peniana”. Nesta cirurgia, é colocada a prótese junto ao pênis.

A ação. O diretor clínico e técnico do Laureano, Fernando Carvalho, O hospital já não tem mais fichas para atendimento para serem distribuídas e quem chegar sem marcação não será atendido.

“Nós quisemos evitar o problema que tivemos no Outubro Rosa, quando uma multidão veio até o hospital para fazer a mamografia. Infelizmente não conseguiremos atender a todos que nos procuraram”, explicou o diretor, acrescentando que a última ficha foi entregue na quarta-feira, 2 dias após o início da distribuição.

Essa grande procura foi motivo de comemoração para a equipe do hospital.

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas