sábado, 20 de julho de 2019
Saúde
Compartilhar:

Dia da cannabis medicinal é comemorado em João Pessoa

Wênia Bandeira / 08 de maio de 2019
Foto: Arquivo/Correio
O Dia Estadual de Visibilidade da Cannabis Medicinal foi nessa terça-feira (7), mas as comemorações estão acontecendo até o fim da semana em João Pessoa. As duas organizações que trabalham com a planta estão realizando eventos e esperam desmistificar o uso para tratamento de doenças.

O presidente da Liga Canábica, Júlio Américo, contou que desde ontem estão acontecendo celebrações da data.

Já na quinta-feira (9), a partir das 14 horas, será realizado um workshop sobre “Cultivo legal como exercício do direito à saúde: o que preciso saber” e, encerrando as atividades da semana, no Auditório 1 do Espaço Cultural, na sexta-feira, a partir das 9 horas, acontece uma mesa redonda com o tema “Políticas públicas em cannabis terapêutica: desafios e possibilidades”, no Espaço Terapêutico Equilíbrio do Ser, nos Bancários.

“Existe muito preconceito por falta de informação ou por defender interesses da industria farmacêutica. Meu sonho é ter uma política pública para isso, come estudos agronômicos para a gente poder ganhar mais força”, afirmou.

Julio tem um filho com epilepsia refratária e atraso no desenvolvimento. Pedro, de nove anos de idade, faz uso do óleo há cinco anos e Julio falou que ele teve melhoras significativas em sua vida.

“Melhorou a parte motora, ele não controlava tronco e cabeça, não fazia uso das mãos e agora está andando, pega objetos, pede abraço. Talvez, se não tivesse usando o óleo, ele já tivesse morrido porque as taxas estavam alteradas a ponto de desenvolver pancreatite”, contou.

Já no sábado, a Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança (Abrace) fará o seu evento. Serão oferecidos atendimentos com profissionais de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia e Medicina.

Agenda. Quarta-feira (8), acontecerá uma roda de conversa com o tema “Cannabis terapêutica, educação e política de drogas”, na Escola Estadual Presidente João Goulart, no bairro Castelo Branco.

Relacionadas