domingo, 17 de janeiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

Chegou o ‘Dia D’ da vacinação contra a gripe

Alyf Santos com assessorias / 29 de abril de 2016
Foto: Arquivo
Os municípios paraibanos realizarão nesse sábado (30) o dia “D” da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba recebeu até o momento 630 mil doses da vacina trivalente. Mas, o governo estadual visa vacinar 759.280 pessoas, 80% do público alvo.

A dose previne os três subtipos do vírus da gripe, que são: H1N1, H3N2 e influenza B. Pessoas com histórico de reação alérgica em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou que tenham doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Público alvo do Dia “D”

Crianças de seis meses a cinco anos, idosos com mais de 65 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias), presidiários e trabalhadores do sistema prisional, população indígena, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

João Pessoa deve imunizar 124 mil

A meta é imunizar 124 mil pessoas, equivalente a 80% da população, considerada do grupo de risco. As ações de imunização começaram no dia 13; vacinando gestantes e trabalhadores da saúde. Segundo a secretaria municipal de saúde da Capital, a campanha seguirá até 20 de maio. O setor de imunização da secretaria municipal de saúde da Capital, orienta sobre a importância da higiene. “Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal”.

Vacinação JP

13 mil em Cabedelo

O dia “D” terá concentração a partir das 09h na unidade de saúde da família do Renascer integrado II e III. Segundo a prefeitura, a previsão é imunizar 13 mil pessoas do público alvo.  Para amanhã, o Ministério da Saúde disponibilizou 2.800 doses, as demais serão aplicadas gradativamente até o dia 20 do próximo mês.

Mais de 30 unidades de atendimento em Campina Grande

No início do mês, aproximadamente 11 mil doses da vacina foram aplicadas em profissionais de saúde e grávidas. A secretaria de saúde do município informou que recebeu para o dia “D”, 26 mil doses e a meta é vacinar mais de 88 mil pessoas do público alvo até o dia 20. “Nós dividimos os postos de vacinação de acordo com a distribuição geográfica e populacional para fazer a cobertura vacinal de toda a cidade no próximo sábado, fazendo com que as pessoas não precisem se deslocar por grandes distâncias”, explicou a Coordenadora da imunização de Campina Grande, Miralva Cruz.

 

Locais da vacinação em Campina Grande

 Distrito I

Centro de Saúde Francisco Pinto (Centro)

UBS Plínio Lemos (José Pinheiro)

UBS Wesley Cariri Targino (Nova Brasília)

UBSF Jardim Tavares/ Alto Branco

Distrito II

Centro de Saúde da Bela Vista

UBSF Adalberto César (Pedregal)

UBSF Mutirão

UBSF João Rique (Bodocongó)

Distrito III

Centro de Saúde da Palmeira

UBSF Inácio Mayer (Jeremias)

UBSF Bonald Filho (Monte Santo)

UBSF Araxá /Jeremias

Distrito IV

Centro de Saúde do Catolé

UBSF Pedreira (Catolé)

UBSF Tambor I

UBSF Wilson Furtado (Vila Cabral de Santa Terezinha)

Distrito V

Centro de Saúde da Liberdade

UBSF Raiff Ramalho (Santa Cruz)

UBSF Ronaldo Cunha Lima (Conjunto Ronaldo Cunha Lima)

UBSF Catingueira

UBSF Romualdo Brito ( Jardim Paulistano)

UBSF Serra da Borborema (Ligeiro)

Distrito VI

Policlínica das Malvinas

UBS Adriana Bezerra (Santa Rosa)

UBS Ricardo Amorim (Malvinas)

UBS Rocha Cavalcante

UBS Djalma Barbosa (Catolé de Boa Vista)

UBSF Estreito

Distrito VII

Centro de Saúde de São José da Mata

Distrito VIII

Unidade Mista Galante

Relacionadas