sábado, 21 de setembro de 2019
Saúde
Compartilhar:

Bancada federal pede ao ministro da Saúde mais ações na Paraíba

Adriana Rodrigues / 14 de março de 2019
Foto: Divulgação
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, estará na Paraíba no próximo dia 25 para anunciar o credenciamento dos serviços oncológicos do Hospital do Bem, de Patos, ao Sistema Único de Saúde. O anúncio foi feito, no final da tarde de ontem, após uma reunião do ministro com a bancada federal paraibana, em Brasília, onde foram discutidas as principais demandas do Estado e dos municípios paraibanos.

O deputado Efraim Filho (Demcratas), coordenador da bancada federal e que conduziu o encontro, destacou a importância da primeira reunião com o ministro da Saúde e celebrou os resultados positivos do ponto de vista político e técnico, porque além de conta com a participação de 12 dos 15 integrantes da bancada federal – composta por 12 deputados federais e três senadores -, conseguiu encaminhar os principais pleitos que vão influenciar diretamente na qualidade de vida dos paraibanos e no atendimento da rede hospitalar.

De acordo com Efraim Morais, a formalização do credenciamento do Hospital do Bem de Patos, vai representar a liberação de R$ 5,7 milhões por ano para a unidade hospitalar que é referência no tratamento do Câncer no sertão paraibano.

O parlamentar destacou ainda, que além da vista a Patos, para anunciar pessoalmente o credenciamento do Hospital do Bem, e outros investimentos para aquela unidade hospitalar, o ministro Henrique Mandetta também cumprirá agenda na Capital, onde vai anunciar investimento para aquisição de equipamentos para os hospitais filantrópicos, em especial para Napoleão Laureano e São Vicente.

Além de Efraim, participaram Julian Lemos (PSL), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Damião Feliciano (PDT), Edna Henrique (PSDB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Hugo Motta (PRB), Wilson Santiago (PTB), Wellington Roberto (PR). Os senadores José Maranhão (MDB) e Veneziano Vital (PSB) também participaram.

Tratamento mais humanizado



Dentre as prioridades apresentadas pela bancada ao ministro da Saúde para esse início da gestão estão: O tratamento humanizado de pacientes com Câncer, o credenciamento no SUS do Hospital do Bem em Patos, para qualificar o atendimento do paciente do interior; A situação dos Hospitais filantrópicos Napoleão Laureano em João Pessoa e do Hospital da FAP em Campina Grande. Os investimentos nos hospitais federais universitários em Cajazeiras, Campina e João Pessoa; a liberação de recursos para ampliação de postos de saúde no município; recursos para custeio, manutenção, aquisição de equipamentos, remédios e realização de exames pelo Estado e municípios, entre outros temas que serão trazidos pelos parlamentares. “A bancada está unida por uma única bandeira: a da Paraíba. Todos nós temos compromisso e responsabilidade por buscar recursos e investimentos”, afirmou.

Relacionadas