sábado, 19 de setembro de 2020

Saúde
Compartilhar:

Alerta para a saúde do homem no Novembro Azul

Bruna Vieira / 11 de novembro de 2016
Foto: Divulgação
O principal tema do Novembro Azul é o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas, a campanha do Ministério da Saúde alerta também para a saúde do homem de forma integral. Este ano, 1.040 paraibanos terão a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em João Pessoa, estima-se que 30% dos pacientes que fazem o rastreamento recebem diagnóstico positivo. Hoje, o Batalhão de Atendimento Pré Hospitalar do Corpo de Bombeiros recebe palestra da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no auditório da Fundação Centro de Apoio ao Deficiente (Funad).

O foco do Ministério da Saúde este ano é a saúde geral dos homens. Francisco Norberto Moreira, da Coordenação Nacional da Política de Saúde do Homem, ressalta a importância do cuidado preventivo, antes do aparecimento de doenças. “O homem que antes era levado pelos familiares sumiu da Unidade onde é feita a prevenção, promoção e o cuidado em saúde, e aparece muitas vezes quando tem a doença instalada, para ser internado, quando já tem pouca resolutividade”, disse

Hélio Soares, coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem da SES, apontou que o homem ainda não tem o hábito de cuidar da saúde com frequência. “A atenção e cuidado com a população masculina deve ser transversal às ações de Atenção Básica em Saúde, que deve potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família, uma vez que, considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e Estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e autocuidado. Os encaminhamentos seguem o fluxo preconizado nos municípios, e geralmente são referenciados a partir da Atenção Básica. Assim, é importante que os homens procurem a USFmais próxima à sua residência ao menos duas vezes ao ano, ou sempre que apresentar necessidade, para fazer exames de rotina e acompanhamento”, esclareceu.

Comum na terceira idade. Segundo o Inca, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, pois, 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O órgão associa o aumento de casos ao aumento na expectativa de vida e evolução nos métodos diagnosticados. A próstata fica na parte baixa do abdômen masculino, entre a bexiga e o reto. A glândula em forma de maçã, envolve a porção inicial da uretra, por onde a urina é eliminada. O órgão também é responsável pela produção do sêmen. Um tumor pode levar até 15 anos para crescer 1cm³.

Relacionadas