domingo, 29 de novembro de 2020

Saúde
Compartilhar:

Alerta ao coração: 536 mortes por infarto e AVC em JP

Redação com assessoria / 09 de fevereiro de 2016
Foto: Divulgação
João Pessoa registrou 536 mortes por infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) no ano passado, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Uma média de 44 mortes por mês por problemas envolvendo o coração. Os números acendem o sinal de alerta de especialistas que dão dicas para manter a saúde em dia.

Para o coordenador de cardiologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), Fúlvio Petrucci, a melhor maneira de se evitar o surgimento dessas doenças é adquirir hábitos saudáveis com dietas equilibradas e a pratica de atividades físicas.

“A associação de dietas saudáveis e a prática de atividades físicas permite evitar a obesidade, que tem sido uma doença de grande prevalência ultimamente. O mais importante da prevenção é começá-la com a dieta aliada a atividades físicas, ida ao médico, bem como a utilização regular de medicação de uso contínuo para controle adequado de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol”, explica o cardiologista Fúlvio Petrucci.

Fluxo - Para atendimentos de urgência em situações de infarto e AVC, o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Também pode ser socorrido pelo Samu - 192.

Na UPA se for diagnosticado alguma condição clínica que mereça um atendimento mais especializado o paciente é encaminhado para o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) ou para os hospitais conveniados com a Rede SUS da capital.

No HMSI são feitos atendimentos clínicos em casos de descompensação por insuficiência cardíaca, mas caso seja necessário procedimentos como cateterismo e angioplastia o paciente é transferido para os hospitais conveniados.

Hospital Santa Isabel - O Hospital Municipal Santa Isabel realiza em média 3.500 consultas e 310 cirurgias ao mês. Ao todo são 101 leitos, incluindo UTI geral e UTI cardiologia. O hospital conta com várias especialidades cirúrgicas, como geral, urologia, proctologia, ginecologia, neurocirurgia e cardiologia.

Para ter acesso aos serviços oferecidos no Hospital Santa Isabel, o usuário deve ser encaminhado pela Rede Municipal de Saúde.  O HMSI realiza cirurgias eletivas de médias e altas complexidades, assistência às doenças cardiológicas e assistência às doenças renais crônicas. A unidade tem como público-alvo os usuários adultos, sendo referência para as consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e urgências cardiológicas.

Infarto – O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura existente na parede interna da artéria. Geralmente é acompanhado por uma dor típica que tem como características ser no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de sudorese, náusea e palidez cutânea.

AVC - O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Existem dois tipos de AVC, o Isquêmico que é o entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro e o Hemorrágico, causado pelo rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.

Relacionadas