terça, 26 de janeiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

Abusou das comidas gordurosas, doces e bebidas alcoólicas? Então é hora do detox

Redação com assessoria / 30 de maio de 2016
Foto: Divulgação
Durante o final de semana, é comum abusar das comidas gordurosas, dos doces e da bebida alcoólica. No dia seguinte, no entanto, surgem os sintomas dos excessos: inchaço, gases, desconforto no estômago e dores de cabeça. Para que o organismo recupere-se dos exageros cometidos nas comemorações, geralmente são necessários alguns dias, mas o processo pode ser acelerado com as chamadas dietas de desintoxicação, ou detox.

Com o fígado sobrecarregado devido às toxinas presentes nos alimentos gordurosos e, sobretudo, no álcool, é preciso investir nos líquidos diuréticos e em vegetais e frutas, pois não estimulam tanto o funcionamento desse órgão. Dessa forma, é importante deixar de lado o carboidrato e todo e qualquer alimento industrializado. O esforço pode parecer grande, mas a sensação de desintoxicação vale o esforço. Além disso, a dieta detox tem curta duração, podendo ser feita de 2 a 7 dias.

Nessa dieta, refrigerantes e sucos industrializados, bem como o álcool, estão proibidos. Deve-se ingerir bastante água, sucos naturais, água de coco e chás. Alguns chás, como hibisco, cavalinha e dente-de-leão, auxiliam na eliminação das toxinas e, claro, do inchaço.

Esqueça a carne vermelha, as frituras e os alimentos salgados. Durante a desintoxicação, é essencial apostar nos alimentos frescos e naturais. Opte por frutas, salada e legumes cozidos. No caso dos carboidratos, arroz integral está permitido com moderação e pães devem ser evitados. Carnes brancas e magras podem ser consumidas nas principais refeições.

Segundo lista Maria Fernanda Cortez, nutricionista consultora da Salad Creations, o ideal é não fazer o detox por muito tempo e que cortar alimentos deve sempre ser uma decisão tomada em conjunto com um especialista. “Depois desse período é importante continuar com hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada cheia de verduras, legumes, carnes grelhadas e carboidratos integrais”, afirma.

Suco Melancia e limão

180 ml de água de coco

¼ de melancia

Suco de um limão

1 ramo de hortelã

Suco Uva, gengibre e canela

180 ml de água de coco

2 cachos de uva

2 colher de canela em pó

1 colher de gengibre

Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Suco Couve e maracujá

180 ml de água de coco

1 folha de couve

1 maracujá

1 colher pequena de gengibre

Relacionadas