domingo, 24 de janeiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

A dois dias do fim da campanha, PB ainda precisa vacinar mais de 30% da meta

Rammom Monte / 18 de maio de 2016
Foto: Divulgação
Faltando apenas dois dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Paraíba ainda falta imunizar 267.467 pessoas, o que representa 31,35% da meta estabelecida. Ao todo, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 853.196 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha. Segundo o órgão, até esta quarta-feira (18), foram vacinadas 585.729, o que representa 68,65% do total. A campanha deste ano foi aberta oficialmente no dia 30 de abril e segue até a próxima sexta-feira (20).

Durante a campanha, alguns postos de saúde de João Pessoa chegaram a ficar sem vacina, o que fez com que algumas pessoas tivessem que voltar novamente aos postos para conseguirem se imunizar.

Para a campanha em 2016, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional, população indígena, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e jovens 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas. O público-alvo deve apresentar o cartão de vacinação nos postos.

“O Estado recebeu um milhão de doses da vacina contra a gripe. Estamos nos últimos dias de campanha e nosso alerta é para que os municípios intensifiquem as atividades, orientando a população a procurar os serviços de saúde para que os grupos prioritários sejam vacinados e possamos atingir a meta de cobertura”, disse a enfermeira do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara.

Ela enfatizou ainda que existem grupos com maior cobertura vacinal. “Até então, 112,92% dos trabalhadores de saúde já foram vacinados. Já com relação às gestantes, 75,21% já estão imunizadas. As puérperas, por sua vez, totalizam 66,45% de cobertura vacinal”, informou Márcia.

Márcia ainda ressaltou que as vacinas influenza sazonais têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas. “A Secretaria de Saúde do Estado orienta que os municípios continuem intensificando as ações de vacinação durante toda a campanha. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra as complicações referentes a três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B”, finalizou Márcia Mayara.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as pessoas que têm alergia severa a ovo (que não pode ingerir ovo), ou á algum componente da vacina.

Aplicativo Vacinação em Dia

O Ministério da Saúde disponibiliza aos usuários de smartphones e tablets um aplicativo capaz de gerenciar
cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário. Além de abrigar informações completas sobre as vacinas fornecidas pelo SUS e uma função com lembretes
 sobre as campanhas sazonais de vacinação, o aplicativo Vacinação em Dia permite que o usuário crie e acompanhe cadernetas de vacinação, marcando a data
da imunização e agendando a próxima.

Além disso, o usuário recebe lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação promovidas pelo Ministério e encontra o detalhamento de todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS.

Relacionadas