quinta, 27 de junho de 2019
Religião
Compartilhar:

Bioma brasileiro é tema da Campanha da Fraternidade deste ano

Rammom Monte / 01 de março de 2017
Foto: Nalva Figueiredo
O Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva, abriu nesta quarta-feira (1º) a Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.  A abertura se deu em missa realizada na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, localizada no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Segundo ele, o objetivo da campanha deste ano é mostrar que “precisamos ter uma consciência ecológica”. Na Paraíba, a Igreja Católica vai abordar dois biomas - Mata Atlântica e Caatinga.

“Em relação à Campanha da Fraternidade deste ano, nós somos cidadão planetários, vivo eu aqui, alguém vive lá na Groelândia, então vem esta necessidade de realmente nós sabermos que somos responsáveis por este chão que nós pisamos. A educação da fé passa necessariamente pela educação para a cidadania. Neste sentido, quando nós vivemos a campanha deste ano, olhando o mundo da natureza, com bioma, lá estão plantas, seres, animais. Precisamos cuidar deste bioma com a singularidade que ele tem e há uma co-responsabilidade coletiva”, disse.

Segundo Dom Genival, não se pode deixar de lado a responsabilidade do poder público. Porém, ele afirma que cuidar dos nossos biomas é uma responsabilidade de todos nós.

“Claro que entra o papel dos poderes públicos, mas entra também do indivíduo, da família, das instituições, no meu caso, a Igreja. A conversão, que é tão própria do tempo da Quaresma, nós precisamos nos converter sempre mais ao bem coletivo, ao bem comum, aos direitos das pessoas, da coletividade. O objetivo é de nautreza pastoral, é claro que vão dizer que o papel do Estado, há co-responsabilidades, compartilhadas. Quando nós, por exemplo, estamos vendo que este bioma está maltratado, a sociedade precisa reivindicar e a mídia precisa fazer isto como um direito seu, como um direito da coletividade. A Igreja é servidora neste sentido, ela chega com sua participação ajudando as pessoas, contribuindo para que as pessoas tomem consciência deste fato. Daqui a 10 anos, algo será melhor para o Brasil também por conta da Campanha da Fraternidade deste ano”, refletiu.

Neste ano de 2017, a Campanha da Fraternidade vai abordar os biomas brasileiros. “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, que correspondem a grandes espaços geográficos com as mesmas características físicas, biológicas e climáticas, onde ali vive grande número de espécies de plantas e animais, é o chamado que nos faz, em nome de Deus, a Igreja do Brasil, através desta Campanha da Fraternidade 2017”, explica o Côn. Egídio, que completa “A história do Brasil mostra-nos que desde o descobrimento até os dias atuais os nossos biomas, as nossas regiões e todo o território brasileiro sofrem com o uso irresponsável dos bens naturais e com a interferência direta do homem na natureza e no planeta. Nossos biomas têm sentido de forma perversa o peso da mão inconsequente do ser humano”.

Dom Genival nega novo Arcebispo

Outro assunto abordado por Dom Genival na abertura da Campanha foi a especulação em torno da decisão do novo Arcebispo da Paraíba. Segundo ele, esta decisão ainda não foi tomada, diferentemente do que foi veiculado em alguns veículos. Ele chegou a citar ainda o nome do Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu, que teria sido o suposto escolhido.

“Se tiver (a definição), está como se chama em Latim “in corde”, está lá no coração. Mas não chegou aos meus ouvidos ainda. Então esta informação que circula não tem fundamento desta forma que está chegando. Dom Pepeu é um amigo meu, ele pode até vir para João Pessoa. Por exemplo, este ano eu recebi Dom Pepeu dois dias de férias. Dizer que é o arcebispo metropolitano da Paraíba, amanhã, depois de amanhã, daqui 20 dias ou seis meses nós saberemos. Se for ele, Deus o traga mas eu posso dizer que a informação é puramente olhar de quem não olhou o papel. Não está nomeado desta forma que está colocado”, finalizou.

Relacionadas