sábado, 05 de dezembro de 2020

Religião
Compartilhar:

Comunidade italiana se reúne em João Pessoa para celebrar padroeira

Lucilene Meireles / 22 de agosto de 2016
A comunidade italiana e seus descendentes se reuniram ontem, em João Pessoa, na 13ª Festa Madonna Achiropita, padroeira dos imigrantes italianos, na Igreja São Miguel Arcanjo, bairro do Bessa. Foi um momento de reforçar as tradições e assegurar que as raízes são mantidas mesmo longe de casa. O evento anual é promovido pela Sociedade Dante Alighieri e pela Paróquia São Miguel Arcanjo.

A programação teve missa, que começou por volta das 10h30, celebrada em língua italiana pelo Frei Giovanni Mastroprimiano, pároco local.  Em seguida, ao lado da igreja, todos se reuniram para participar de um brechó organizado pela voluntária Mônica Tróccoli Grisi. “Todo o valor arrecadado será revertido em prol da Sociedade Dante Alighieri, para ajudar a manter a cultura italiana”, contou. Ela lembrou que, mensalmente, os italianos e descendentes se reúnem na Sociedade para conversar na famosa serata, que é um encontro entre o final da tarde e o início da noite, onde trocam informações e falam sobre suas tradições.

E a festa não parou por aí. Os participantes puderam apreciar os sabores da Itália, com as pastas italianas e os molhos comercializados, cuja renda também é revertida para a Dante Alighieri. O almoço foi composto por massas, uma macarronada bem ao gosto italiano. Grupos musicais de cultura italiana também se apresentaram, mostrando os ritmos da terra distante.

O empresário Marcos Savegnago é descendente de italianos e esta foi a primeira vez que participou da celebração. “Meus avós eram de Vicenza. Meu avô já faleceu e minha avó, que tem 92 anos, mora no Brasil. Nos costumes italianos, preservamos muito a família, a união e a confraternização”, destacou.

Já o desembargador Júlio Aurélio Coutinho, que prestigiou a comemoração com a família, explicou que só existem duas igrejas da Madonna Achiropita  no mundo, uma em São Paulo e outra na Calabria, Itália. “Em São Paulo, fica no bairro do Bexiga e é uma festa gigantesca, com muita pizza”, observou.

Quem foi aos festejos populares da Itália, também teve a oportunidade de participar de um bingo, aumentando o valor arrecadado para ajudar a Sociedade Dante Alighieri.

Relacionadas