sexta, 22 de janeiro de 2021

Cidades
Compartilhar:

Quase 90% das cidades da Paraíba ainda sofrem com falta de chuvas

Wênia Bandeira / 22 de março de 2018
Foto: Reprodução
A Paraíba tem 88% dos seus 223 municípios em estado de emergência por causa da estiagem. O dado é do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal, e mostra que 196 cidades convivem com a falta de chuvas. O estado de emergência segue reconhecido nestes lugares desde o mês de outubro. São pessoas que dependem de fornecimento de água, através de carros pipa, adquiridos através de recursos do poder público.

“O reconhecimento federal permite acesso a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura com o Banco do Brasil; aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; retomada da atividade econômica dos municípios afetados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros”, detalhou, por meio de nota, o Ministério da Integração Nacional (MIN).

Além disso, é possível obter assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Os recursos do Governo Federal podem ser solicitados para perfuração de poços, Operação Carro-Pipa, adutora de engate rápido, entre outros serviços. O MIN explicou que a prefeitura deve apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR).

“Com base nestes documentos, o MI definirá o valor do recurso a ser disponibilizado para a execução das ações”, acrescentou a nota. O ministério não informou quais serviços estão sendo oferecidos a estes 196 municípios.

A reportagem tentou contato com a Agência Nacional de Águas (ANA) para saber sobre a utilização destes recursos hídricos, mas não obteve resposta.

Segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), a chuva é rara pelo estado. Do mês de outubro até essa quarta-feira (21), a maior parte do mapa paraibano registrou pouca precipitação.

O máximo de chuva registrada neste período foi de 531 milímetros, na cidade de Cajazeirinhas, que está na lista de municípios em situação de emergência. No mesmo período do ano anterior, 649,7 milímetros caíram na cidade de Mataraca, que não faz parte da listagem.

Previsão para esta quinta

A previsão é de nebulosidade variável sobre grande parte do Estado podendo ocorrer chuva localizada nas regiões do Sertão e Alto Sertão, entre os períodos da tarde e noite.

Relacionadas