sábado, 26 de maio de 2018
Cidades
Compartilhar:

Prefeitura vai recapear 22 km de vias até o fim do ano

Aline Martins / 23 de agosto de 2017
Foto: Reprodução
Doze bairros da cidade de João Pessoa serão beneficiados com o recapeamento asfáltico das vias mais movimentadas. O trabalho, que será feito em 22 quilômetros de ruas e avenidas até o fim deste ano, faz parte do programa “Ação Asfalto”, lançado nesta terça-feira (22) pela Prefeitura Municipal da Capital.

O recapeamento já foi iniciado na Avenida Dom Pedro II e nesta terça-feira (22) estava na Rua Francisco Manoel, no bairro de Jaguaribe. A escolha dos locais beneficiados com essa primeira etapa ocorreu devido ao desgaste do pavimento de algumas vias públicas. “Essas avenidas apresentavam uma recorrência muito grande de operação tapa buraco. Então chega um ponto que só o Tapa Buraco acaba promovendo muito remendo na pista e se torna inviável e passa ser melhor fazer o recapeamento para tornar a via mais confortável para o tráfego”, explicou o secretário de Infraestrutura da Capital, Cássio Andrade, afirmando que as ruas e avenidas contempladas são as mais movimentadas. O secretário informou ainda como foi feito o levantamento. “A Secretaria de Infraestrutura, responsável pela manutenção das vias, então a gente já tem esses trechos cadastrados ao longo dos últimos períodos chuvosos, principalmente esse que foi o mais intenso. A gente já tem alguns trechos que já são bem recorrentes em relação ao Tapa Buraco e eles passaram automaticamente para a prioridade do recapeamento”.

Os nomes das ruas que serão beneficiadas não foram disponibilizados, embora a reportagem perguntasse a Secretaria de Infraestrutura. Além da Avenida Dom Pedro II, por onde iniciou as obras, o prefeito da Capital Luciano Cartaxo frisou que o programa segue agora por ruas de Jaguaribe como Francisco Manoel e Vasco da Gama. “João Pessoa teve muito chuva nos meses de junho, julho foi o período que mais choveu nos últimos anos. Agora nós estamos tendo a oportunidade de fazer não só a operação Tapa Buraco, que já está avançada na nossa cidade, aproveitando um pouco da estiagem do início deste mês, mas fundamentalmente levar asfalto novo para diversos bairros da nossa cidade”, afirmou, destacando que o objetivo é melhorar a qualidade do asfalto, principalmente das ruas e avenidas onde há maior fluxo de veículos e passagem constante do transporte coletivo.

Trânsito ficou caótico

Durante o recapeamento da Rua Francisco Manoel, em Jaguaribe, o trânsito ficou congestionado na manhã de nesta terça-feira (22). Muitos motoristas de carros de passeios e usuários de transporte público reclamaram do caos gerando pelo trabalho de recuperação da via. O prefeito Luciano Cartaxo foi questionado se esse trabalho poderia ser feito durante a noite, em que o fluxo é menor. “Vamos priorizar o serviço como fizemos a Pedro II toda a noite, praticamente. Aqui nós também vamos investir no período noturno, mas devido à necessidade de a gente fazer uma operação Tapa Buraco numa velocidade mais rápida e fazer o início do recapeamento agora, nós iniciamos hoje, mas vamos priorizar o período da noite”, afirmou.

Relacionadas