sexta, 23 de abril de 2021

Cidades
Compartilhar:

Potencial turístico é o tema da última reportagem da série ‘Paraíba, o rio’

Aline Martins / 19 de abril de 2019
Foto: Nalva Figueiredo
O potencial turístico é o tema da última reportagem da série “Paraíba, o rio”, que vai ao ar hoje às 19h, no Jornal da Correio – um programa da TV Correio/Record TV. A matéria mostrará os diversos pontos turísticos, ecológicos, históricos, náuticos e culturais encontrados no baixo curso do Rio Paraíba. Essas belezas naturais serão vistas em imagens e relatos de vistantes e especialistas.

Durante cinco semanas, o jornalismo do Sistema CORREIO exibiu e publicou reportagens dos variados assuntos que integram a segunda maior bacia do Estado, a do Rio Paraíba.

De acordo com a repórter da série, Clara Torres, dez entre dez turistas que visitam a Paraíba incluem no roteiro dos passeio as paisagens do Rio Paraíba. “Na última matéria da série, a reportagem vai trazer o imenso potencial turístico da região. Para quem gosta de turismo de aventura ou ecoturismo, uma das trilhas é a do Batatão, que tem 3,5 km de extensão. Nessa trilha, pelas belezas naturais, os turistas passarão por diversos caminhos de lama e de superfície seca para conhecer as riquezas do rio e também os diversos tipos de mangues existentes na região. De um trecho será possível ver os manguezais, a área portuária de Cabedelo, prainha (porta de entrada de Lucena), ilhas e o distrito de Forte Velho”, contou.

Além do Jornal da Correio, a reportagem também será apresentada no programa Correio Verdade, amanhã, e no Correio Cidades, no domingo.

Amanhã

Também neste final de semana, o Jornal CORREIO levará aos leitores da edição de amanhã uma reportagem especial sobre os ribeirinhos do Rio Paraíba. Em fotos e depoimentos serão mostrados a degradação ambiental sofrida pelo Rio Paraíba que passa pelo município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, e também a difícil realidade de algumas pessoas que moram nas margens e precisam atravessar uma ponte improvisada.

Cinco reportagens sobre a região



Tudo começou no Dia Mundial da Água (22 de março) dentro do Jornal da Correio, às 19h. Ao todo foram cinco capítulos em grandes reportagens que retrataram aspectos da região costeira que tem um dos ecossistemas mais produtivos do planeta: a história, a fauna, a flora, como vivem as comunidades que moram às margens do rio, a pesca artesanal que sustenta centenas de famílias, a gastronomia típica, pontos turísticos e negócios que impulsionam a economia das cidades por onde o Rio Paraíba passa.

“Será apenas uma breve pausa. O que chamamos de série especial fecha um ciclo com a última grande reportagem, indo ao ar no Jornal do Correio, sobre o aspecto turístico do Rio Paraíba, com direito a reprise no sábado dentro do Correio Verdade, e no domingo no programa Correio Cidades; mas o projeto “Paraíba, o rio” segue ao longo do ano com outras ações, e garanto que vai constar sempre na pauta de matérias para o jornalismo da TV Correio”, assegura a editora geral da TV, Edileide Vilaça.

Para série ir ao ar, foi preciso o envolvimento de muitos profissionais que se dedicaram e se entrelaçaram em ideias, como foi o caso da editora de Imagens Eufênia Pereira. “Foi uma alegria muito grande fazer essa série, porque além de conhecer algo que era até então desconhecido para mim, o estuário do rio com tanta riqueza e beleza como a gente viu, foi um encontro muito feliz dos profissionais envolvidos. Pessoas que são cuidadosas, que trabalham com um olhar diferenciado como Clara Torres (repórter), Edileide Vilaça (editora geral), Katia Dumont (produtora) e Isael Alves (ciengrafista). Foi um grupo de pessoas que me fez elevar meu trabalho, ver outros ângulos, foi um grande aprendizado, foi um presente fazer parte desse projeto”, declarou.

Inédito

Para a repórter responsável pela série, Clara Torres, foi um trabalho grandioso e inédito na TV paraibana. “Uma experiência ímpar poder registrar in loco uma realidade tão próxima e tão pouco visível. Fundamentar cientificamente, por meio das informações de estudiosos que pesquisam o estuário há décadas, e ao mesmo tempo captar o dia a dia de quem vive às margens do rio e precisa diretamente dele para sobreviver é sem dúvida um patrimônio incrível agora devidamente documentado”, destacou.

Um projeto transmídia



“Paraíba, o rio” é um projeto que tem o objetivo de envolver a população numa jornada em defesa do maior rio que nasce e deságua no Estado. A ação faz parte da filosofia social que tem o Sistema Correio e a Fundação Solidariedade, em busca do desenvolvimento sustentável das comunidades instaladas às margens do estuário do Rio Paraíba.

O projeto transmídia, envolvendo as emissoras de TV, de rádio, o jornal, o portal do Sistema Correio e as mídias digitais, propõe acompanhar até o ano de 2030 os resultados, os avanços e as conquistas para o meio ambiente, as populações ribeirinhas e todo o ecossistema no entorno do estuário.

A Fundação Solidariedade, braço social do Sistema CORREIO, tem como missão o apoio as instituições que atuam para melhorias na qualidade de vida, tendo como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Relacionadas