terça, 22 de outubro de 2019
Cidades
Compartilhar:

Postes de energia se transformam em murais na Capital

Lucilene Meireles / 25 de abril de 2019
Foto: Assuero Lima
Não é preciso andar muito pelas ruas de João Pessoa para perceber que os postes foram transformados em verdadeiros murais que ostentam cartazes colados, placas e faixas afixadas com anúncios diversos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) alerta que é proibido colocar qualquer tipo de material publicitário, de divulgação de serviços, entre outros, nos postes, e lembrou que, a partir de maio, 70 novos agentes de controle urbano devem entrar em ação para reforçar a fiscalização. Por sua vez, a concessionária de energia elétrica Energisa adverte sobre o risco de choques elétricos.

As vias de maior movimento na Capital são as preferidas dos anunciantes, a exemplo da Avenida Josefa Taveira, principal do bairro de Mangabeira; Hilton Souto Maior, que corta todo o bairro José Américo até o acesso à Praia da Penha; além de outras ruas como Avenida Cruz das Armas, no bairro de mesmo nome, e Nossa Senhora de Fátima, na Torre.

Por meio da assessoria de comunicação, a Sedurb informou que não notifica os responsáveis. Porém, durante as fiscalizações, todo o material é retirado, já que trata-se de uma irregularidade que vai de encontro ao que estabelece o Código de Postura do Município.

Já a Energisa chama a atenção para o risco de choques elétricos. Daniel de Oliveira Flor, coordenador de construção e manutenção da distribuição da empresa, explicou que está exposto ao perigo quem faz uso indevido dos postes de distribuição de energia. Ele lembrou que, em muitos casos, são utilizados materiais condutores de energia como placas metálicas, utilização de escadas, arames, vergalhões. “Além do risco de acidente na hora da aplicação, aumenta o risco de um problema na rede elétrica daquela região e também dificulta a execução de serviços corretivos ou de manutenção, já que geram dificuldade para acesso das equipes emergenciais da distribuidora”, completou.

Inspeções de rotina

A Energisa informou que realiza inspeções de rotina nas suas redes de distribuição e, sempre que é identificada alguma situação de risco, o responsável é notificado. A empresa destacou que normas e multas sobre esse tipo de ação devem ser regidas pelo Código de Postura de cada município, através das prefeituras que, normalmente regulam esse tema, em alguns casos com multa, já que também há impactos em poluição visual.

"É importante que a população compreenda que mexer em estruturas com rede elétrica é perigoso e pode causar acidentes. Por isso, não é seguro fazer nenhum tipo de intervenção em uma rede elétrica, desde fixar ou mesmo colar algum tipo de cartaz, adereço, placas, entre outros." - Daniel de Oliveira Flor, coordenador de construção e manutenção da distribuição da Energisa.

 

Relacionadas