segunda, 20 de maio de 2019
Cidades
Compartilhar:

Pórticos que demarcam JP e Cabedelo estão abandonados

Bárbara Wanderley / 05 de outubro de 2017
Foto: Nalva Figueiredo
Os pórticos que demarcam os limites entre os municípios de João Pessoa e Cabedelo, tanto na BR-230 quanto entre as praias do Bessa e Intermares, encontram-se abandonados. Portas e janelas quebradas, invasão por moradores de rua e ferrugem são alguns dos problemas. No da praia, a situação é mais grave e existe o risco de a estrutura cair. A secretária de Infraestrutura de Cabedelo, Erika Moreno Gusmão, garantiu que as obras de recuperação devem começar em breve.

“Está um perigo e está assim há muito tempo. Só vão arrumar quando acontecer algum acidente grave”, afirmou o aposentado Pedro Roberto Nunes Moraes, morador do Bessa que caminha diariamente pela calçadinha da orla até Intermares.

Na tentativa de evitar que a estrutura enferrujada despenque, a prefeitura instalou um poste metálico para sustentá-la. “O pessoal aqui da praia estava comentando que quando passam carros mais pesado na pista, esse poste treme”, disse Pedro Roberto.

Foram colocadas grades no entorno do monumento para evitar que as pessoas se aproximem muito, mas a própria população não colabora. “Tinha gente usando as grades como escada para subir nos coqueiros e tirar coco. Chamei a prefeitura e eles vieram colocar no lugar certo de novo”, disse o cabeleireiro Emiliano Alves de Assis.

O pórtico da BR-230 não tem tantos problemas estruturais, mas as portas e janelas estão danificadas, assim como a pintura. No local, que tem uma parada de ônibus logo em frente, a reportagem encontrou cacos de vidro e um forte cheiro de urina.

De acordo com a cuidadora de idosos Zilda de Sousa, um morador de rua haviam invadido o interior da estrutura, mas como foi colocada uma corrente na porta, ela não soube dizer se o homem continua dormindo lá. “Ficou perigoso, porque como a BR está em obras nesse trecho, ficou sem luz. É muito escuro aqui à noite, e tinha esse homem aí”, disse ela.

A secretária Erika Gusmão afirmou que as obras de recuperação dos pórticos já foram licitadas e atualmente o processo passa por revisão da Controladoria. “Assim que eles disserem que está tudo OK, iniciaremos as obras. Acredito que, ainda essa semana, já teremos essa resposta. Começaremos pelo da praia, que está em pior situação e precisa ser substituído porque não tem mais conserto. Depois vamos para o da BR, que passará por manutenção”, explicou.

Curiosidade

O monumento da BR-230 leva o nome de “Marco da Germinação”, e foi erguido em 19 de abril de 2004 simbolizando a amizade entre os municípios de Cabedelo e Viana do Castelo, em Portugal.





Relacionadas