segunda, 23 de outubro de 2017
Cidades
Compartilhar:

População de Brejo dos Santos sofre com a falta de água e ameaça fechar rodovia

Da redação / 29 de março de 2016
Foto: Divulgação
A população da cidade de Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba, recebeu uma notícia nada animadora nesta segunda-feira (28). De acordo com um dos vereadores do município, Rinaldo Soares, o fornecimento de água na cidade, que já era feito em regime de racionamento, será cortado a partir desta terça-feira (29) por falta de água no Açude Carneiro, que atende Brejo dos Santos e mais outros quatro municípios.

De acordo com Rinaldo, há aproximadamente quatro meses, um poço foi cavado para conseguir captar água para o município, mas por ser mais raso que o necessário, já não estava mais servindo para abastecer os 6.500 moradores da cidade. O vereador informou que se até a quinta-feira (31) a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) não tomar nenhuma providência com relação ao abastecimento, parte da população irá fechar um trecho da rodovia que liga Catolé do Rocha à BR-230.

Ainda segundo Rinaldo, além da água que vinha do poço, o Exército Brasileiro também estava abastecendo a cidade com caminhões-pipa. Ele afirmou ainda que, se não fosse o Exército, a população da cidade “já teria morrido de sede”.

Cagepa diz que vai tentar solução até sexta-feira

O sub-gerente administrativo da Cagepa, Leonardo Rocha Bernadino, afirmou que realmente o fornecimento de água na cidade de Brejo dos Santos, como também em Bom Sucesso, foi interrompido. Segundo ele, isso se deu porque o açude está praticamente sem água. Ele afirmou ainda que, até esta sexta-feira (01) uma equipe da Cagepa estará no local para fazer uma dragagem com a finalidade de tentar melhorar a situação hídrica destes municípios. Segundo ele, o principal problema é que não vem chovendo no local, o que faz com que seja necessária a captação de água no lençol freático.

Relacionadas