terça, 25 de junho de 2019
Policial
Compartilhar:

USF do Rangel é alvo de bandidos nos fins de semana

Beto Pessoa / 07 de novembro de 2017
Foto: ASSUERO LIMA
Cerveja, churrasco e música alta. O cenário seria típico de um fim de semana, não fosse o local onde a festa tem acontecido: a Unidade de Saúde da Família Qualidade de Vida, que fica no bairro do Rangel. Funcionários e usuários denunciam que, na falta de segurança nos sábados e domingos, o local tem sido constantemente arrombado, roubado e depredado por pessoas da região.

Um funcionário, que não quis se identificar, disse que toda semana tem registro de ocorrências naquela USF. “Já levaram computador, microondas. Aqui não tem segurança, é um espaço aberto, muito fácil de ser arrombado. Não tem grade, a porta é de vidro, fica muito fácil para qualquer um entrar”, disse.

A farmácia da USF recebeu grades para proteger os medicamentos, mas todos os outros espaços são fáceis de invadir, explica o funcionário. “Eles sobem na laje e fazem a caixa d’água de piscina. Na segunda-feira, quando chegamos, temos que arrumar a bagunça que eles deixam, isso acaba atrapalhando o atendimento aos usuários, porque perdemos o tempo reparando as coisas danificadas”, disse.

De acordo com a usuária da USF, Maria das Graças, a população já presenciou várias ocorrências deste tipo, mas tem medo de denunciar. “Todo mundo aqui tem medo. Eles consomem droga lá dentro e até arma já soubemos que esconderam uma vez. A USF está entregue as baratas”, disse.

A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (SEMUSB) informou que existe o projeto de instalação de segurança eletrônica nas USFs de João Pessoa. Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que conta com a presença de guarda municipal nas Unidades de Saúde da Família (USF) durante os horários de atendimento, enquanto no período noturno, finais de semana e feriados conta com rondas da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A nota diz ainda que as equipes de saúde da família também trabalham no sentido de conscientizar a população sobre a preservação de suas unidades, uma vez que são serviços de fundamental importância para servi-los.

Relacionadas