sábado, 16 de janeiro de 2021

Policial
Compartilhar:

Cresce roubo de veículos na Paraíba em 2017

Beto Pessoa / 23 de janeiro de 2018
Foto: Nalva Figueredo
Os roubos e furtos de veículos continuam crescendo na Paraíba, ainda que em percentuais menores que nos anos anteriores. Somente de carros, o salto foi de quase 18%, entre 2016 e 2017, enquanto que o de motocicletas teve alta de 2,52%. Entre 2015 e 2016, o aumento de casos com carros foi de mais de 71%, enquanto o de motocicletas superou 62%.

Para tentar coibir a ação dos bandidos, a Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) têm feito reuniões para regulamentar no Estado a Lei nº 12.977, que disciplina as atividades de desmontes de veículos. Uma das intenções da regulamentação é localizar e criar normas de funcionamento para esses espaços, que hoje são variados e difíceis de mapear, dada a volatilidade dessas oficinas, explica o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Paraíba, o delegado Getúlio Machado.

“Temos ‘estourado’ diversos desmontes desses. Maior parte fica na periferia ou em lugares escondidos, como galpões construídos dentro de matas. Mas eles são itinerantes, mudam muito rápido. No local, desmancham os veículos e vendem as peças para as sucatas, em geral aquelas que não podem ser periciadas, pois não têm numeração. A primeira tarefa após a regulamentação será fazer um levantamento de quantas sucatas e oficinas que trabalham com desmonte existem no Estado, para podermos disciplinar a atividade e poder fiscalizar”, explicou o delegado.

Portas, bancada, pneus, lanternas e para-brisa são algumas das peças mais vendidas pelos desmontes, que quase sempre têm estruturas grandiosas. “Encontramos um em Mata Redonda que já estava completo, com máquina de cortar ferro, paredes revestidas de isopor, para abafar o barulho, ou seja, um verdadeiro laboratório preparado para o desmanche”, disse.

Enquanto o Detran não regulamenta a Lei que disciplina os desmanches, precauções como o uso de rastreadores veiculares podem auxiliar nas buscas da polícia.

Sem contato. A reportagem entrou em contato com o Detran-PB sobre a resolução 611/2016, que regulamenta a Lei nº 12.977, que disciplina os desmontes, mas foi informado o responsável não estava para comentar.

Leia Mais

Relacionadas