sexta, 05 de março de 2021

Cidades
Compartilhar:

Perigo pode estar em um clique; aumentam fraudes na internet em João Pessoa

Beto Pessoa / 09 de julho de 2017
Foto: Nalva Figueiredo
Tudo que se procura comprar está na internet. O perigo é que nem sempre se sabe a procedência desses produtos, ficando os usuários vulneráveis a ataques. Somente no primeiro semestre deste ano foram 150 fraudes na internet em João Pessoa, segundo informações da Delegacia de Defraudações e Falsificações. O número representa mais de 80% de todas as ocorrências do ano passado, quando foram catalogados 183 golpes.

Roupinha de bebê, celular, carro, casa e até cabelo humano são encontrados facilmente em grupos de troca e venda de produtos, muitas vezes os consumidores não têm qualquer garantia de concretização dos negócios, ficando dependentes somente da índole de quem vende, podendo gerar diversos transtornos, alertam especialistas.

Desconfiar. Esta é a primeira atitude que o usuário deve tomar ao se deparar com promoções tentadoras vindas do mercado virtual. Isso porque preços surreais quase sempre indicam vendedores fajutos, destaca o responsável pela Delegacia de Defraudações e Falsificações, Lucas Sá.

“O usuário tem que fazer uma pesquisa, buscar o preço médio do produto em lojas e sites. E nunca repassar valores sem ter certeza da idoneidade do vendedor. Já prendemos pessoas que anunciavam celulares a preços muito abaixo do mercado, dizendo que compravam mais barato no exterior. O usuário repassava o valor e o produto não existia”, exemplificou o delegado.

Como nas redes sociais qualquer um anuncia qualquer produto, existindo ele ou não, cuidados devem ser redobrados.

Leia mais na versão impressa do Correio da Paraíba

 

 

Relacionadas