terça, 25 de junho de 2019
Cidades
Compartilhar:

Paraíba registra segunda morte por gripe H1N1

Katiana Ramos / 26 de abril de 2018
Foto: Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nessa quarta-feira (25) a segunda morte por H1N1 na Paraíba este ano. A vítima foi um homem que faleceu no Hospital Regional de Guarabira. A SES não informou mais detalhes sobre o caso. Já a primeira morte foi registrada no município de Cabedelo.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, que se refere aos casos de Influenza registrados de 1º de janeiro até 21 de abril deste ano, ocorreram ainda outras duas mortes do vírus pelo subtipo A H3, em João Pessoa. Outros quatro casos suspeitos foram descartados. Ainda segundo o boletim, as pessoas que contraíram o vírus Influenza morreram em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ao todo, foram 51 casos notificados no período.

Na última segunda-feira começou em todo o Estado a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), que segue até o dia 1º de junho. A ação está sendo realizada em todas as unidades de saúde dos municípios. A meta do governo estadual é vacinar 90% do público pertencente ao grupo prioritário.

A doença. A gripe (Influenza) é uma infecção aguda das vias aéreas que decorre com quadro febril. Ocorre durante todo o ano, com maior frequência no outono e inverno. Existem vários subtipos da influenza, sendo o H1N1pdm09 um deles, mais especificamente da Influenza A, circulando na Paraíba desde 2009. Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção pela Influenza, sendo algumas mais propensas a adoecerem e/ou terem complicações graves, especialmente aqueles que têm fatores de risco para agravamento – por este motivo fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina da gripe.

Relacionadas