domingo, 15 de julho de 2018
Paraíba
Compartilhar:

Site do Ministério Público acompanhará gasto público na Paraíba

Redação / 10 de fevereiro de 2018
Foto: Divulgação
O Ministério Público da Paraíba disponibilizará à população recursos para a fiscalização do uso do dinheiro do contribuinte. Trata-se do site “empenhados.mppb.mp.br”, que poderá ser acessado após o Carnaval na seção “Serviços ao Cidadão”.

O site desenvolvido em parceria com o Departamento de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) integra um projeto de pesquisas que começou há cerca de um ano e foi apresentado na manhã de ontem, no gabinete do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho.

“O site traz análises de gastos públicos na Paraíba. Inicialmente, o foco foi o gasto dos municípios com a merenda escolar, mas há análises mais gerais. O site usa dados públicos de vários órgãos, a exemplo do Tribunal de Contas e da Controladoria-Geral da União, para mostrar ao cidadão como o município dele gasta esses recursos, quem são os fornecedores e se há pontos fora da curva”, explicou o professor-orientador do projeto, Nazareno Andrade.

Já o promotor de Justiça que coordena o Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB, Octávio Paulo Neto, disse que a pesquisa e o site são desdobramentos do “Hackfest”, evento promovido pelo Ministério Público e pela Controladoria-Geral da União na Paraíba.

O site “empenhados” é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelos estudantes do curso de Ciências da Computação da UFCG, Júlio Silva, José Lucas Silva Freitas, Gileade Kelvin da Silva, Hugo Gabriel Bezerra da Silva e Victor Almeida e pela mestranda Talita Lôbo, sob a orientação dos professores Nazareno Andrade e Raquel Lopes.

O estudo se baseia em dados sobre os gastos públicos, tendo sido mais detalhado em relação às despesas com alimentação escolar nos municípios paraibanos, num recorte temporal que variou de cinco a dez anos.

Relacionadas