sábado, 16 de janeiro de 2021

Paraíba
Compartilhar:

Presépios: uma paixão que virou coleção

Lucilene Meireles / 16 de dezembro de 2016
Foto: Arquivo pessoal
Os presépios montados no período natalino representam o local onde Jesus nasceu, um estábulo simples que servia como abrigo para animais. O presépio é um símbolo tradicional desta época do ano, inspirado no evangelho. Algumas réplicas são rústicas, fiéis à original, outras delicadas e há também as mais sofisticadas, com luzes e enfeites. Pela beleza e pelo significado, despertam o interesse de muita gente. Há quem apenas admire, há quem monte um em casa para comemorar o Natal e até os que colecionam as peças, reunindo criações de artistas da terra, nacionais e de outros países. O sentido, porém, é um só: lembrar o nascimento do menino Jesus.

A aposentada Margareth Carvalho Martins é apaixonada pelo objeto desde a infância. A base católica dos pais fortaleceu a admiração. Quando pequena, olhava e se encantava com cada pecinha que formava os presépios. A admiração de menina não morreu ao chegar à idade adulta e, a partir de 1973, passou a colecionar miniaturas que são feitas de diversos materiais, como cerâmica, mármore, resina e seixo. Até poucos dias, contabilizava 110 peças.

“A coleção aumentou tanto que tive que fazer a doação de 30, porque não cabem mais no apartamento. Hoje, tenho 80 que mantive por conta dessa paixão”, relatou. Alguns, segundo ela, são completos, com bichinhos e outras particularidades.

Na Capital, o clima natalino conta com uma ornamentação especial, com iluminação de LED nas árvores e no entorno da Lagoa, pendentes iluminados nas copas das árvores e nos postes internos e externos, uma árvore de Natal e arcos na entrada do local, e um presépio.

Outros pontos da cidade ganharam pendentes iluminados nas árvores. Já o Busto de Tamandaré conta com uma árvore de 20 metros. Ainda há 60 árvores de Natal instaladas em diversos pontos da cidade.

presepio-margareth-carvalho-martins-arquivo-pessoal-2

Exposição. O Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa, é o cenário de uma exposição de presépios que compõem a coleção do professor de Artes, José Augusto de Moraes, e ficam no local até o início de janeiro, com visitação pela manhã, a partir das 9h. A coleção tem 75 peças feitas com várias técnicas e tipologias. Destas, 50 estão expostas.

Auto de Natal. A 20ª edição do Auto de Natal do Colégio Marista Pio X será realizada amanhã, nas dependências da instituição. Para assistir à apresentação, basta levar um quilo de alimento não perecível, que será trocado pelo ingresso. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Banco de Alimentos da Prefeitura de João Pessoa, beneficiando pessoas atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Relacionadas