sexta, 19 de julho de 2019
Paraíba
Compartilhar:

Operação Verão: Corpo de Bombeiros aumenta efetivo para 160 homens

Aline Martins / 08 de dezembro de 2017
Foto: Assuero Lima
Para reforçar a prevenção aquática nas praias e demais mananciais, evitando afogamentos e outros incidentes no Litoral paraibano, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) iniciou ontem, com termino após o feriadão de Carnaval, a Operação Verão 2017. Nesse período aumenta o fluxo de banhistas e turistas por conta das férias e a realização de algumas festas, uma delas o Carnaval. Portanto, para atender essa população se faz necessário aumentar o efetivo de salva-vidas.

Durante a semana, antes da Operação Verão, apenas sete postos funcionam das 9h às 17h em algumas praias do Litoral, enquanto nos finais aumenta para 24, com efetivo em torno de 80 homens.

O comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tenente-coronel Lucas Severiano, explicou que nem todos os postos funcionam em todos os dias da semana porque o efetivo é deslocado para as áreas onde se registram maior número de ocorrências. Já nessa operação, o efetivo empregado será de até 160 bombeiros em dias de maior movimentação como o Carnaval, que chegará a ter 44 postos.

A intensificação do número de bombeiros em determinadas praias segue as estatísticas levantadas pelo órgão e por conta disso há uma priorização. “Embora tenhamos um Litoral tranquilo, temos alguns pontos específicos que precisam ter o maior cuidado, a exemplo de praia Bela e Gramame Sul que é uma praia que tem encontro do rio com o mar e forma correntezas. As pessoas por não saberem, entram no rio, a correnteza termina por levá-las e elas ficam querendo voltar para a margem e não conseguem”, destacou, orientando as pessoas a buscarem sempre informações com os guarda-vidas.

A Operação contará com o embarcações e viaturas, caso seja necessário encaminhar para hospitais da região.

Áreas de risco 

▶ Barra de Gramame

▶ Gramame Sul

▶ Praia Bela

▶ Busto de Tamandaré

▶ Ponta do Seixas

▶ Bessa

▶ Lucena

▶ Baía de Traição

 

Relacionadas