quinta, 15 de abril de 2021

Paraíba
Compartilhar:

João Azevêdo quer interligar capitais nordestinas por malha ferroviária

Adriana Rodrigues / 24 de maio de 2019
Foto: SECOM-PB
O governador João Azevêdo (PSB) participa nesta sexta-feira (24), em Recife, de reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), e vai propor a revitalização da malha ferroviária interligando todas as Capitais do Nordeste e a inclusão da Paraíba na Transnordestina, como algumas das proposta para ser inserida no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, que será o tema da pauta.

Além de João Azevêdo foram convidados para participar da reunião os demais governadores dos Estados nordestinos, de Minas Gerais, do Espírito Santo e dos ministros.

O governador paraibano confirmou a presença na reunião ontem, em transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo. Ele explicou a importância da proposta que vai apresentar para ser incluída no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, como primordial para incrementar a economia da região, porque com a requalificação da malha ferroviária que liga todas as capitais da região.

“Existem alguns eixos que são importantes para nós, a exemplo da priorização da posição dos Estados na definição dos investimentos do Banco do Nordeste e a implantação de uma malha ferroviária interligando todas as Capitais e parte da Região, passando por João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, Aracaju e Salvador que seria de uma urgência muito grande para que a gente possa ter transportes de cargas e de passageiros porque possibilitaria, por meio de Pernambuco, a interligação com a Transnordestina; esses são investimentos que entendemos ser importantes e que precisamos discutir”, afirmou.

A expectativa de Azevêdo é que na reunião de hoje junto ao Conselho de Desenvolvimento da Sudene (Condel), essa proposta seja atendida como forma de incentivar o desenvolvimento da região, com a requalificação da malha ferroviária que liga todas as capitais, a partir de Amarantes, no Rio Grande do Norte.

O governador adiantou que vai reforçar a sugestão já feita para a ampliação do Nordestão, um gasoduto da Petrobras que distribui gás para todos os estados do Nordeste. “Hoje ele está limitado e para que a gente possa fazer o acréscimo da distribuição, precisamos da ampliação do gás que chega para todo o Nordeste”, defendeu.

As expectativas de João é que os pleitos apresentados pela Paraíba sejam aceitos e incluídos no Plano de Desenvolvimento Regional.

Positiva. Azevêdo acredita no atendimento dos pleitos por beneficiar todos os Estados do Nordeste.

Relacionadas