sábado, 17 de agosto de 2019
Paraíba
Compartilhar:

Grupamento de Engenharia completou 64 anos em João Pessoa

Aline Martins / 27 de abril de 2019
Foto: Assuero Lima com Assessoria
O 1º Grupamento de Engenharia General Lyra Tavares, sediado no município de João Pessoa, comemorou na manhã de ontem, durante uma solenidade militar, 64 anos de história. Criado em 27 de abril de 1955, por meio do decreto de nº 37.221, o Grupamento surgiu com a finalidade de supervisionar, coordenar e controlar as atividades dos seus batalhões de Engenharia. A partir disso, houve um engajamento no apoio ao desenvolvimento do Nordeste e na assistência à população que sofria com os efeitos da seca prolongada. Durante a solenidade, oito civis receberam o Diploma de Amigo do 1º Grupamento de Engenharia, em reconhecimento ao apoio prestado ao Exército Brasileiro.

Após ter sido criado, em 15 de julho do mesmo ano, o 1º Grupamento foi instalado provisoriamente na cidade de Campina Grande, ocupando as dependências do 3º Batalhão Ferroviário.

A primeira mudança da sede ocorreu três meses depois, em 10 de outubro de 1955, quando foi instalado mais uma vez provisoriamente, em Natal (RN), nas instalações do antigo quartel-general da Infantaria Divisionária da 7ª Região Militar. Somente no ano seguinte, em 26 de abril de 1956, é que a sede definitiva chegou em João Pessoa, ocupando as instalações do antigo 8º Regimento de Artilharia Montada. Atualmente, a instituição está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, no Bairro dos Estados.

É importante lembrar que o 1º Grupamento planeja, organiza, dirige e controla todas as atividades de engenharia Militar do Exército Brasileiro na área do Comando Militar do Nordeste. As ações de destaque estão a considerada maior hídrica realizada no Nordeste, no estado do Piauí, o açude Bocaina entre os anos de 1981 e 1985, por mais de 3,6 mil homens do 3º Batalhão de Engenharia de Construção. Sua capacidade de armazenado é de 160 milhões de metros cúbicos de água, o que representa de água necessária para encher 64 mil piscinas olímpicas. Já contemplando a Paraíba tem a duplicação da BR-101, a construção de 3,7 mil residências, sendo 540 situadas em João Pessoa, e também participação no Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O comandante do 1º Grupamento de Engenharia, o general de brigada Marcelo Arantes Guedon, destacou a importância da instituição.

“É um dia de muita alegria comemorar 64 anos na cidade de João Pessoa, mas com uma história profundamente ligada ao nosso Nordeste. O Grupamento foi criado para poder contribuir com o desenvolvimento nacional por intermédio de obras na Região Nordeste. Obras nas estradas, ferrovias, de barragens, açudes e continuamos até hoje fieis a esse legado as nossas tradições tendo um profundo respeito por essa região do Brasil, por esse povo e com incondicional apoio da sociedade e das instituições presentes”, comentou.

Para o empresário e presidente do Sistema CORREIO, Roberto Cavalcanti, o 1º Grupamento tem uma importância não apenas histórica e cidadã, mas também contribui com o enaltecimento de valores.

“No Nordeste, especificamente aqui na Paraíba, nós tivemos a sorte de termos sediado esse Grupamento de Engenharia, que estende sua atuação por toda a Região Nordeste. Eu me sinto envaidecido de ter sido convidado e de ter recibo aquela transfusão de cidadania que toda pessoa, que todo cidadão deve ter. Aqui é o berço do patriotismo. Aqui é o berço da disciplina. Aqui eu venho me abastecer de grandes valores”, ressaltou.

General Lyra Tavares



O general de Exército Aurélio de Lura Tavares nasceu na cidade de João Pessoa, em 7 de novembro de 1905 e viveu até os 93 anos de idade. Além de engenheiro civil e bacharel em Direito, foi historiador da Engenharia Militar, memorialista e membro da Academia Brasileira de Letras. Também foi embaixador do Brasil da França. Ministro do Exército e Senador da República. Em 8 de junho de 1999, o ministro do Exército concedeu ao 1º Grupamento de Engenharia de Construção a denominação de “Grupamento General Lyra Tavares”, em homenagem à ilustre personalidade.

Relacionadas