domingo, 16 de junho de 2019
Paraíba
Compartilhar:

‘Fonte de negócios’ é tema da serie ‘Paraíba: o rio’

Ainoã Geminiano / 12 de abril de 2019
Foto: Reprodução/TV Correio
A criatividade dos ribeirinhos para criar negócios além da pesca é o tema da penúltima reportagem da série “Paraíba: o rio”, que vai ao ar nesta sexta-feira (12), às 19h, no Jornal da Correio. A matéria mostra os pequenos negócios desenvolvidos por meninas e mulheres que moram nas comunidades, às margens do Rio Paraíba, a partir de materiais que sobram da pesca, como escamas de peixes e outros produtos reciclados, retirados de coqueiros e do lixo das feiras livres.

Em visita a várias comunidades ribeirinhas, a reportagem da TV Correio/Record registrou o negócio desenvolvido por mulheres, que fabricam lustres, objetos decorativos para casa, brincos, pulseiras e outros enfeites. Entre os materiais usados estão escamas de peixe, palhas de coqueiro e cascas de cebola, coletadas no lixo da feira livre.

“Vamos mostrar que, apesar de ainda haver muito lixo jogado no rio, há muita gente de boa vontade, mobilizada para mudar essa cultura de jogar resíduos em qualquer lugar e fazendo do lixo uma fonte de renda. É lindo ver o amor que os ribeirinhos têm pelo lugar. Falam do rio como se o lugar cuidasse deles e retribuem da mesma forma”, disse a produtora da série, Kátia Dumont.

Além do Jornal da Correio, a reportagem também será apresentada no programa Correio Verdade, no sábado (13) e no Correio Cidades, no domingo (14).

A ação faz parte do novo projeto do Sistema Correio e da Fundação Solidariedade, em busca do desenvolvimento sustentável das comunidades instaladas às margens do estuário do Rio Paraíba.

As reportagens da série estão mostrando um dos ecossistemas mais produtivos do planeta: a história, a fauna e a flora do berçário de espécies marinhas, como vivem as comunidades que moram às margens do Rio Paraíba, além da pesca que sustenta centenas de famílias, a gastronomia, pontos turísticos e negócios que impulsionam a economia das cidades ribeirinhas.

Turismo e gastronomia

Também neste final de semana, o jornal CORREIO levará aos leitores da edição de domingo uma reportagem especial sobre os ribeirinhos do Rio Paraíba. Fotos e depoimentos mostrarão o potencial turístico e a gastronomia oferecidos pelo rio. No turismo, o destaque é para o tradicional pôr do Sol, da praia de Jacaré, cujo principal ponto de observação é às margens do rio. Na gastronomia, o caranguejo e o marisco estão entre os pratos mais vendidos.

Relacionadas