segunda, 19 de agosto de 2019
Paraíba
Compartilhar:

Festa das Neves começa neste sábado em João Pessoa

Lucilene Meireles / 28 de julho de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
A tradicional Festa das Neves, em homenagem à padroeira da Capital, começa hoje e segue até o dia 5 de agosto, data em que se comemora o aniversário da cidade. Ontem, comerciantes estavam concluindo a montagem das barracas e fazendo os últimos ajustes. A festa acontece em vários pontos do Centro, como a Praça 1817, o Ponto de Cem Réis, Avenida Visconde de Pelotas, Praça Rio Branco, Rua Conselheiro Henrique, Rua Vigário Sarlem, Avenida Dom Pedro I, Avenida Deputado Odon Bezerra, Praça Dom Adauto e Praça do Bispo. A programação religiosa começou ontem. A festa profana tem início hoje.

Este ano, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), foram cadastrados 200 comerciantes informais e de parques de diversões. Entre eles, estão vendedores de caipifrutas, barracas de pipoca, espetinhos, isopor e barracas fixas de alimentação.

Além das atrações musicais, um dos momentos mais esperados é a apresentação da ‘Monga’, a mulher que vira macaco, que faz sua ‘aparição’ num caminhão caracterizado com elementos que lembram cenas de filmes de terror. O espetáculo dura em torno de cinco minutos. “No ano passado não contamos com ela, que estava em outro estado e notamos que as pessoas sentiram falta. Recebemos vários comentários nas redes sociais questionando a ausência da “Monga” na festa, mas este ano já está confirmada a participação”, disse o chefe de áreas públicas da Sedurb, Michel Pinheiro.

A Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Samu vão garantir a segurança do evento. Nas barracas, é obrigatório o uso de extintores de incêndio certificados pelo Corpo de Bombeiros.

Trânsito muda para evento

Para garantir segurança e o acesso ao público que vai participar da festa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) elaborou um esquema especial de trânsito e transporte que começa hoje e vai até o último dia do evento. Quinze agentes vão atuar nos bloqueios.

Os parques de diversão estão instalados na Avenida Pedro I e na Rua Deputado Odon Bezerra. Já o estacionamento para os veículos do Samu, viaturas policiais, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal ficam na Avenida Visconde de Pelotas. Nos dias de festa, a Semob vai inverter o sentido de circulação da Rua José Coelho, que ficará em direção à Rua Santo Elias.

O superintendente da Semob, Adalberto Araújo, recomenda aos motoristas que evitem os trechos próximos à festa, para a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres. Ele lembrou que, por conta das apresentações musicais no Ponto de Cem Réis, no sábado, dia 4, haverá bloqueios, a partir das 18h, no início da Avenida Visconde de Pelotas (Praça 1817), altura da Praça João Pessoa.

À noite, agentes de mobilidade motociclistas vão monitorar o entorno do evento para orientar condutores de veículos, operadores e usuários de coletivos e ônibus sobre os desvios.

Programação religiosa

Dia 28/07

(sábado)

19h: Celebração Eucarística.

Celebrante: Padre Felipe.

Noiteiros: Setor Juventude da Arquidiocese.

Dia 29/07

(Domingo)

6h, 9h e 19h: Celebração Eucarística.

A Missa das 19h vai ser presidida pelo Bispo Emérito de Petrolina (PE), Dom Manoel dos Reis.

Noiteiros: Igrejas das Mercês e Misericórdia.

Trânsito e transporte / Informações importantes

▶ Pontos de Interdição – A partir das 17h do sábado (28)

Praça Dom Adauto, Santo Elias com Av. Pedro I, Av. General Osório com Conselheiro Henriques, Barão do Abiaí com Av. Visconde de Pelotas, Barão do Abiaí com Treze de Maio, Professor José Coelho, Praça Dom Adauto com Deputado Odon Bezerra e Duque de Caxias com a Praça Rio Branco.

▶ Zona Azul – Nos trechos ocupados com as barracas móveis da festa, o funcionamento do estacionamento rotativo será até as 15h, no período do evento.

▶ Táxi – Anel externo do Parque da Lagoa Solon de Lucena, próximo aos pontos comerciais, na Rua Barão do Abiaí com Visconde de Pelotas e Praça 1817 (parte de baixo).

▶ Transporte coletivo – As linhas do Projeto Tetéu funcionam durante toda a noite.

T001 – Grotão; T002 – Bairro das Indústrias; T004 – Valentina-Paratibe - Mussumago; T005 – Mangabeira VII; T006 – Mangabeira; T007 – Mandacaru; T008 – Cabo Branco; T009 – Tambaú; T010- Bessa; T011 e T012 (Circulares). Os demais coletivos farão uma viagem a mais a partir de 1h da manhã, com embarques no Parque da Lagoa - linhas 116 (Colinas do Sul), 204 (Cristo), 302 (Cidade Verde), 701 (Acesso Oeste), 5201 (Colinas/ Epitácio) e 3200 (Circular).

Relacionadas