quarta, 12 de maio de 2021

Paraíba
Compartilhar:

Empresário Roberto Cavalcanti aborda ‘fake news’ durante palestra em João Pessoa

Adriana Rodrigues / 24 de agosto de 2018
Foto: Rafael Passos
O empresário Roberto Cavalcanti, ex-senador e diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), proferiu palestra ontem à noite, sobre ‘A Relação entre a Mídia, Política e Direito’, na Nova Escola Superior da Advocacia Paraibana (ESA-PB), no Pátio Shopping Altiplano, em João Pessoa, e abordou os efeitos que as chamadas fake news – notícias falsas - podem causar à sociedade, principalmente em período eleitoral.

Roberto Cavalcanti destacou que o conceito de fake news vem sendo apresentado como algo novo, mas na verdade está presente desde os primórdios, por meio do ato de mentir e trair. “Nas Eleições são algo tão comum, que temos vários exemplos práticos, de que uma notícia falsa chegou a derrubar candidatos favoritos em determinadas disputas eleitorais”, comentou. Um dos exemplos citados por ele foi das eleições de 1945, nas quais o general Eurico Gaspar Dutra (PSD), derrotou o candidato favorito Brigadeiro Eduardo Gomes (UDN), que teve a fala distorcida, por influência das forças políticas da oposição na época, e mudou o rumo da campanha.

Em uma plateia muito diversificada, que além de estudantes de Direito, advogados, contou também com desembargadores, juízes e empresários, Roberto Cavalcanti falou de sua experiência de vida com os três temas da palestra: Mídia, Política e Direito, destacando a importância de saber ouvir, ter simplicidade, humildade, ser ético e buscar sempre a verdade.

“O tema é muito fascinante, porque ele fala sobre Mídia, Política e Justiça, que estão presentes na vida da sociedade. Esses três ingredientes da vida são inseparáveis. Você não faz política sem Justiça, não faz Justiça sem a Mídia, e não faz a Mídia sem a Política e assim sucessivamente. São três pilastras muito importantes do cotidiano nosso como cidadãos”, comentou.

Roberto Cavalcanti atendeu a um convite do presidente OAB-PB, Paulo Maia, e do diretor-geral da Nova Esa, Otto Cruz Filho, para falar sobre o assunto, com uma visão interdisciplinar do atual cenário em relação aos três temas, como empresário do ramo de comunicação, como legislador, por ter atuado como senador, e como cidadão.

Promoção da ESA

O diretor da ESA, Otto Cruz, enfatizou que o atual cenário político-jurídico do País exige do operador do Direito uma visão interdisciplinar dos fatos sociais e a Escola Superior da Advocacia não poderia deixar de colaborar com advogados e população.

“A palestra proferida por Doutor Roberto, com enfoque na relação entre mídia e direito, é uma excelente oportunidade para advogados e população entenderem o papel de cada um na atual conjuntura, com um palestrante com toda essa experiência envolvida pelo Direito”, destacou Otto Cruz.

Várias autoridades prestigiaram a palestra de Roberto Cavalcanti, dentre elas o desembargador José Ricardo Porto; o secretário-geral da OAB-PB, Assis Almeida; o juiz Aluízio Bezerra; o presidente licenciado do Conselho Nacional dos Corretores de Imóveis, João Teodoro, e a diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro.

Relacionadas