quarta, 26 de junho de 2019
Paraíba
Compartilhar:

Eclipse total poderá ser visto no céu de João Pessoa

Lucilene Meireles / 19 de janeiro de 2019
Foto: Assuero Lima
O primeiro eclipse lunar de 2019 será total – a super Lua de sangue - e poderá ser visto em João Pessoa na madrugada da próxima segunda-feira. Quem estiver na cidade, vai contar com telescópios para visualizar o fenômeno de perto. Os equipamentos serão disponibilizados para o público pela equipe de astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro Altiplano. Para este ano, estão previstos outros dois eclipses no mês de julho - um solar e um lunar. O próximo eclipse total da Lua será em 2022.

“O do Sol acontece no início do mês e será bem visível na Argentina. Se pegarmos alguma coisa, será parcial, assim como o da Lua, que será aproximadamente no dia 16. Mas, o que vai haver na madrugada desta segunda, é o principal que nós temos para contemplar este ano, porque vai ser visível nas Américas. A Lua vai ser coberta totalmente e vai ficar vermelha”, observou o professor do laboratório de Astronomia da Estação Ciência, Marcos Jerônimo Roque Barreto.

Ele explicou que o eclipse da Lua é visível a olho nu. Porém, quem tiver um binóculo, luneta ou telescópio poderá observar com mais detalhes. “É diferente do eclipse Sol, que precisa de filtro para reduzir os riscos causados pela luminosidade”, explicou.

Na Estação Cabo Branco, a programação começa no final da tarde com a organização da área de observação. “Teremos vários telescópios para observação e outro equipamento para projeção da imagem em tela. Além disso, haverá uma explanação sobre como será o eclipse e ainda um show musical enquanto esperamos o início, que será à 0h30”, disse o astrônomo.

Marcos Jerônimo ressaltou ainda que a observação depende das condições climáticas. “Se chover, infelizmente, não vai dar para ver. Quando a Lua está nascendo, existe a possibilidade de chuva, mas pode limpar e ser possível visualizar”, completou.

O professor Marcos Jerônimo explicou que logo após a máxima do eclipse, durante a fase de totalidade, a Lua atingirá Perigeu, ou seja, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. “Quando a Lua cheia coincide com seu Perigeu, ela é chamada de super Lua, conhecido popularmente de Lua de Sangue”, comentou o professor.

O eclipse estará visível de Norte ao Sul das Américas do Norte e do Sul. Algumas regiões do Leste europeu e do Noroeste da África e Leste asiático poderão contemplar apenas um eclipse parcial instante antes do nascer do Sol. Para o restante do mundo, o eclipse não será visível.

Em 2022. Este será o último eclipse total da Lua visível da Paraíba nos próximos três anos. O seguinte, segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), será em maio de 2022.

Como será o eclipse



- A partir da 0h33, ocorre o primeiro contato da Lua com a sombra da Terra chamada ‘umbra’.

- A partir de então, é possível ver a sombra avançando sobre a superfície lunar até cobri-la totalmente à 1h41.

- A Lua, então, deve assumir uma coloração avermelhada, provocada pela dispersão da luz solar refletida pela atmosfera da Terra.

- O ponto máximo do eclipse deve ocorrer às 2h12m.

- Às 2h43, a Lua começa a sair da sombra da Terra.

- A partir desse momento, a sombra vai recuando na superfície da Lua até as 03h50, quando a fase parcial do eclipse se encerra.

3 horas

É o tempo aproximado de duração do eclipse entre a fase parcial e total, de acordo com a APA. O evento é uma parceria entre a Estação Cabo Branco, APA e Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Programação



Estação Cabo Branco.

Domingo (20)

Apresentação musical com Michel Soares

Hora: 18h30

Local: Anfiteatro

Oficina sobre o fenômeno

Hora: 19h

Local: Jardins da Estação

Observação com telescópio

Hora: a partir das 20h

Local: Jardins da Estação

Segunda-feira (21)

Eclipse da lua – Lua de Sangue

Hora: 0h30 – 1h50

Local: Jardim da Estação

Projeção do eclipse em tempo real

Hora: 0h30 – 1h50

Local: Entrada do prédio do auditório

Relacionadas