terça, 25 de junho de 2019
Paraíba
Compartilhar:

Carnaval do Litoral ao Sertão; veja programação

Aline Martins / 02 de março de 2019
Foto: Arquivo
Do Litoral ao Sertão, o Carnaval vai animar inúmeros foliões que esperam o ano todo pela festa de Momo. Em algumas cidades, a programação já começou ontem e só termina na quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março. Na Capital, os 105 anos de história do Carnaval Tradição serão comemorados, na Avenida Duarte da Silveira, na área central da cidade. Essa festa começa às 18h com a apresentação do Maracatu Nação Pé de Elefante, que é um convidado especial. Além disso, em alguns bairros, ocorre o desfile de blocos da programação Folia de Rua.

Já nos outros municípios como Conde e Lucena, no Litoral, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Coremas e Patos, no Sertão, a festa contará com apresentações culturais, shows e desfile de blocos.

Na Capital, o Folia de Rua continua hoje com o desfile de quatro blocos, no penúltimo dia da programação. Além disso, começa o Carnaval Tradição da cidade, na Avenida Duarte da Silveira, com a apresentação de cinco tribos indígenas e seis clubes de frevo.

A população deve ficar atenta as mudanças no trânsito na área do Carnaval que será feita pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob/JP) a partir de hoje.

No Conde, Litoral Sul, a folia começou na última quinta-feira e só termina na quarta-feira. As apresentações e desfiles ocorrem em Jacumã, Tabatinga, Carapibus e Tambaba. Além disso ainda há apresentações culturais e shows de vários artistas, entre eles Chico César e Polyana Resende.

Já em Lucena, Litoral Norte, a festa começa hoje com a banda Calcinha Preta, mas a folia se estende até a próxima terça-feira. Em Nova Palmeira, no Seridó Oriental, serão quatro dias de festividade.

Nas cidades do Sertão se destacam Patos, com um total de 15 atrações em cinco dias; em Piancó e Coremas se apresentam entre os destaques Ramom Schnayder e Nagibe; Cajazeiras também terá essas duas atrações, mas também consta na programação Dodô Pressão.

Trânsito na Capital. Para garantir segurança às agremiações que desfilam no Carnaval Tradição deste ano, bem como às pessoas que vão prestigiar o espetáculo, a Semob-JP definiu o plano de trânsito e transporte para o evento, que vai acontecer de hoje até a segunda-feira. As apresentações das escolas de samba, tribos indígenas e blocos de arrasto acontecem na Avenida Duarte da Silveira, no Centro de João Pessoa. Para executar o plano de mobilidade e garantir segurança ao trânsito e aos pedestres no local dos desfiles, a Semob-JP escalou 25 agentes que estarão estrategicamente distribuídos em todo o entorno do evento. Agentes motociclistas vão monitorar as ruas próximas para orientar os motoristas acerca das mudanças no tráfego e indicar as rotas alternativas para o seu deslocamento.

Os bloqueios ocorrem a partir das 17h na via formada pelas avenidas Duarte da Silveira e Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio). O trecho compreendido entre a Avenida Coremas e a Rua Clemente Rosas vai ser interditado.

O trecho da Avenida Maximiano Figueiredo entre as avenidas Quintino Bocaiuva e Almirante Barroso também vai ser bloqueado.

O tráfego vai ser permitido apenas para veículos da organização do evento e agremiações e viaturas de utilidade pública (Polícia, Samu, Semob-JP, Guarda Municipal, Bombeiros e outros órgãos envolvidos).

Concentração. Parte da Avenida Duarte da Silveira, no trecho entre as avenidas Coremas e Maximiano Figueiredo, será reservada e para a concentração e estacionamento dos carros alegóricos e equipamentos das agremiações e escolas de samba. Na Beira-Rio, o trecho após a Avenida Bento da Gama receberá a dispersão dos desfiles.

Relacionadas