sábado, 16 de janeiro de 2021

Cidades
Compartilhar:

Obras na Paraíba chegam próximas a 90% e transposição está perto do final

Ainoã Geminiano / 04 de maio de 2016
Foto: Divulgação
O Governo do Estado informou ontem que as obras de transposição do Rio São Francisco na Paraíba seguem dentro do prazo e se aproximam de 90% conclusão. A estimativa do executivo estadual é de concluir o empreendimento até o início de 2017. Durante dois dias, uma equipe de técnicos e integrantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), sob a coordenação da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), visitaram as obras do eixo norte, onde a transposição chega à Paraíba pelo município de São José de Piranhas, no Alto Sertão. Também visitaram parte do eixo leste, onde a entrada da água será pelo município de Monteiro, no Cariri paraibano.

Segundo o engenheiro do Ministério da Integração Nacional, Jorge Massuyama, as obras estão seguindo o cronograma estabelecido e as construtoras garantiram que entregam seus trechos dentro do prazo acertado. Com os equipamentos em operação, os dois eixos apresentam execução de 87,2% (Norte) e 83,2% (Leste). “A obra foi dividida em etapas e os cronogramas de execução priorizam a sequência do chamado “Caminho das águas”, ou seja, das captações até os estados que serão beneficiados.

O empreendimento tem 477 quilômetros de obras lineares, quatro túneis (um dos quais com 15 km de extensão), 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios. As duas tomadas de água, uma em Cabrobó (PE), que vai abastecer o Eixo Norte e a outra na Barragem de Itaparica, em Floresta (PE), já estão prontas e em funcionamento. O projeto de Integração do Rio São Francisco, promete atender a mais de 12 milhões de pessoas, em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A expectativa do Governo Federal é concluir o empreendimento até o início de 2017.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade do Governo Federal. A atual execução física do empreendimento é de 84,4%, conforme dados de 29 de fevereiro de 2016, sendo 85,8% no Eixo Norte e 82,5% no Eixo Leste.

O Governo Federal já acionou os motores de três Estações de Bombeamento (EB) do Projeto de Integração do Rio São Francisco: EBV-1 e EBV-2, no Eixo Leste, e a EBI-1, no Eixo Norte. Os outros trechos da obra serão entregues em etapas, com previsão final em dezembro de 2016.

 

 

Leia Mais

Relacionadas