domingo, 21 de julho de 2019
Cidades
Compartilhar:

Obras na Avenida Epitácio Pessoa devem começar em junho

Lucilene Meireles / 28 de fevereiro de 2019
Foto: Rafael Passos
O projeto que vai mudar a cara da Avenida Epitácio Pessoa ainda não está pronto, mas assim que isso ocorrer - o que está previsto para acontecer até a próxima semana - será iniciado o processo de licitação. A Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan) informou que, por esta razão, o valor total da obra também não foi fechado. A ideia do projeto, anunciado há dois dias pelo prefeito Luciano Cartaxo, é requalificar o principal corredor da cidade, transformando a via em um espaço acessível e seguro. O início do trabalho está previsto para o final de junho, assim que forem concluídos os trâmites licitatórios, e a expectativa da Seplan é que a obra fique pronta em um ano.

“Ainda vamos licitar. Estamos terminando o projeto, definindo valores e espero, na primeira quinzena de março, terminar a licitação. O prazo legal é 90 dias e, cumprido esse período, o início de obra deve acontecer no final do primeiro semestre, com duração de doze meses”, explicou a secretária de Planejamento de João Pessoa, Daniela Bandeira.

Assim como aconteceu com a Avenida Beira-Rio, a Epitácio Pessoa será completamente transformada e, segundo a Prefeitura Municipal de João Pessoa, se tornará uma via completa do ponto de vista da mobilidade urbana, integrando os modais e respeitando pedestres com calçadas padronizadas e acessíveis, e os ciclistas, com a construção de uma ciclovia, além de jardinagem, a iluminação em LED já instalada e novo recapeamento do asfalto.

“Podemos adiantar que teremos uma requalificacão das calçadas, da mesma forma que foi feito na Beira-Rio. A diferença é que, no lugar de ser feita a aplicação do piso intertravado, na Epitácio Pessoa o piso será mais grosso, para promover a mais ampla acessibilidade”, destacou a secretária. Ela acrescentou que será feita a requalificação da faixa de rolamento com nova cobertura asfáltica em toda a extensão. Vai ter também plantio de árvores.

Ciclovia e faixa exclusiva.Para garantir mais segurança aos ciclistas, a avenida vai ganhar uma ciclovia, começando na Avenida Maximiano Figueiredo e se estendendo até o Busto de Tamandaré.

A secretária de Planejamento explicou que, apesar de parecer uma via estreita para implantação de ciclovia, a Epitácio poderá acomodar o equipamento e não será necessário alargar a via. “O conceito não é de alargamento.

Temos uma folga na faixa de rolamento, que é um pouco maior do que o exigido por norma. Fizemos um trabalho de fotografia muito extenso até a Semob apresentar o melhor modelo, com mais segurança, tanto para o ciclista quanto para o motorista”, explicou.

O superintendente da Semob, Adalberto Araújo, confirmou que a ciclovia ficará no canteiro central. “Existe espaço suficiente. Foi realizado um estudo com o redimensionamento do canteiro central tornando possível a implantação da ciclovia com a manutenção da faixa exclusiva para ônibus”.

Relacionadas