quinta, 21 de janeiro de 2021

Cidades
Compartilhar:

Moradores do Alto do Mateus reclamam do abastecimento de água

Bárbara Wanderley / 27 de setembro de 2017
Foto: Nalva Figueiredo
Os moradores do Alto do Mateus, em João Pessoa, estão enfrentando a escassez de água nas torneiras há mais de uma semana. O abastecimento é intermitente e os moradores se queixam de a água chega tarde da noite, muitas vezes de madrugada, e volta a faltar água na manhã seguinte.

“No domingo a gente passou o dia inteiro sem água e só chegou na segunda à tarde”, disse a comerciante Genaci Gonçalves. Na terça-feira pela manhã, já não tinha água novamente. Ela contou que no domingo recebeu a visita de parentes de Natal (RN) para comemorar seu aniversário. Como estava faltando água, a família utilizou uma reserva que ela tinha guardada em um tonel, mas a água logo acabou durante a festa e não sobrou nada para o banho. “Mandei eles usarem água mineral para lavar o rosto pelo menos, mas não deu para ninguém tomar banho. Eles vieram e voltaram com a poeira de Natal”.

O barbeiro Erinaldo Gonçalves relatou que também vem passando por dificuldades devido à falta de água. “Na minha barbearia circulam de 120 a 150 pessoas por semana, inclusive crianças. As pessoas precisam usar o banheiro e não tem condições porque não tem água para a descarga”. A moradora do bairro Josenilda Araújo da Silva, que trabalha com transporte escolar, disse que o problema ocorre há mais de uma semana.

Segundo ela, nos poucos momentos em que a água volta, é sem pressão, saindo muito pouco da torneira, e muitas vezes não chega aos chuveiros mais altos. “Só chega nas torneiras mais baixinhas, quem tem torneira alta nem chega porque não tem força”. Ela afirmou que já entrou em contato com a Companhia da Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e foi informada de que a bomba de um poço que abastece parte do bairro está quebrada. “Eles só dizem para a gente aguardar que vai resolver, e até agora nada”.

Relacionadas