terça, 26 de janeiro de 2021

Cidades
Compartilhar:

Moradores denunciam praças abandonas pela prefeitura no Ernani Sátyro

Bárbara Wanderley / 28 de dezembro de 2017
Foto: Assuero Lima
As praças do bairro Ernani Sátyro, em João Pessoa, estão completamente abandonadas. Acúmulo de lixo e restos de poda, galerias entupidas e equipamentos quebrados são alguns dos problemas. Moradores denunciam que não há manutenção e Prefeitura fala na ação de vândalos. “Faz tempo que essa praça está toda acabada. Não tem manutenção faz tempo e também tem muito vândalo, nem venho muito porque tenho medo”, disse a moradora do bairro, Marilza Dutra.

No local, os balanços e gangorras do parquinho não existem mais. Só a armação permanece em pé. Uma das mesas de concreto, com tabuleiro de xadrez, está completamente quebrada. As traves da quadra estão danificadas e a cerca que impede que a bola saia também está aberta em vários pontos. Há acúmulo de lixo, nas calçadas e nas galerias. Alguns moradores da área, que preferiram não se identificar, contaram que há tráfico de drogas no local. Apesar das condições precárias, a praça ainda é frequentada por crianças e adultos.

Problemas semelhantes ocorrem na Praça Ernani Satyro, conhecida como ‘Praça do Duarte’, que fica localizada em frente à escola municipal Duarte da Silveira. Há balanços faltando, e parte do banco de concreto quebrou e ficou com estruturas de ferro expostas, oferecendo risco de acidentes. Em ambas as praças há diversas pichações. “Aqui tem um churrasquinho que funciona à noite e fica cheio de gente. Seria melhor se estivesse mais conservado”, disse Maria da Silva Melo. A praça localizada em frente ao Crei Stelina Nunes Magalhães, conhecida como ‘Praça da Creche’, foi a mais bem conservada. Ainda assim, havia uma pilha de lixo, folhas secas e restos de poda na calçada.

Manutenção

A assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) explicou que segue um calendário de manutenção das praças e também o Programa Coração do Bairro, que passou pelo Ernani Sátyro há três meses. O que teria ocorrido desde então seria a ação de vândalos. A Sedurb informou ainda que há previsão de reforma da praça Fernando Milanez em janeiro, e que a Praça do Duarte deverá passar por nova manutenção em fevereiro.

Relacionadas