quarta, 27 de janeiro de 2021

Militar
Compartilhar:

Hospital de Guarnição de João Pessoa completa 21 anos nesta quarta-feira

Ainoã Geminiano / 29 de março de 2017
Foto: COMUNICAÇÃO SOCIAL/HGUJP
A direção do Hospital de Guarnição de João Pessoa realiza nesta quarta-feira (29) a comemoração dos 21 anos de fundação da instituição, com uma solenidade que vai homenagear autoridades locais, militares e civis, com o diploma de “Amigo do Hospital”. O título será entregue aos que colaboraram com as atividades da casa de saúde. A solenidade acontece às 10h, no 1º Grupamento de Engenharia e Construção, onde funciona o hospital, na Avenida Epitácio Pessoa.

O Hospital de Guarnição de João Pessoa foi oficialmente criado através da portaria 076, do então Ministério de Estado do Exército, publicada em 25 de outubro de 1995. Mas as atividades de saúde existem na unidade desde a década de 50, quando o 1º Grupamento de Engenharia e o Ministério dos Transportes (MT) firmaram vários convênios entre si, para a realização de obras no Nordeste. Uma das finalidades dos convênios era a prestação de assistência médica e odontológica aos funcionários do MT, na guarnição de João Pessoa e nas frentes de trabalho na região.

Para isso, foi criado o Serviço de Assistência Social, o que seria um embrião do hospital. A prioridade do atendimento, na época, era para os servidores do Ministério e civis que prestavam serviço. A segunda prioridade era dos militares, que tinham que pagar pelos serviços de saúde recebidos. Em pouco tempo a unidade foi ampliada e passou a ganhar porte de hospital. Em outubro de 1995, o Ministério do Exército criou o Hospital de Guarnição, passando a atender, prioritariamente, aos militares da Guarnição de João Pessoa, mantendo convênio apenas com o SUS nas áreas de Radiologia, Ginecologia e Pediatria. Em 27 de dezembro de 1995, foi nomeado o primeiro diretor, o então Capitão Médico, Waldir da Silva Lucena e, em 29 de março do ano seguinte, foi inaugurado oficialmente o Hospital.

Relacionadas