sábado, 27 de fevereiro de 2021

Cidades
Compartilhar:

Medo da seca: moradores de três cidades pedem volta do racionamento e Cagepa atende

Bruna Vieira / 16 de setembro de 2015
Foto: Arquivo
Na região do Brejo, cerca de 42 mil famílias abastecidas pelo açude Lagoa do Matias voltou a ter racionamento desde o dia 4 de setembro. Segundo a gerência regional da Cagepa, a própria população solicitou a medida e o órgão realizou uma análise técnica e constatou ser necessário o racionamento nos fins de semana. O gerente regional da Cagepa em Brejo, Edson Araújo, falou sobre o racionamento.

“No final de agosto, houve uma audiência pública na câmara municipal e a população clamou pela medida. Não são todos, pois, a população brasileira é carente de conscientização e educação, mas tem nos ajudado. Mas, não foi só isso. A companhia trabalha com dados técnicos e observou de forma cautelosa que o racionamento seria interessante e não traria muito prejuízo para a empresa, nem à população”, disse.

Edson considera o racionamento pequeno: vai das 18h da sexta-feira até às 18h do domingo. “Toda semana medimos a quantidade de água tirada do manancial e um programa de cálculo hídrico faz as conclusões. É preciso cautela para preservar a água até março. Mesmo cheio, o volume do Lagoa do Matias é pequeno. A vazão é inferior ao consumo”, declarou.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas