domingo, 16 de junho de 2019
Cidades
Compartilhar:

Mais chuvas e ventos fortes estão previstos na PB

Ainoã Geminiano / 13 de abril de 2019
Foto: Assuero Lima
O final de semana será de chuva na maior parte do Estado, de acordo com os institutos que fazem previsão do tempo. A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê chuvas em todas as regiões, com maior precipitação no Litoral. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta para chuvas e ventos fortes em 84 cidades, podendo chegar a 50 milímetros (mm) de precipitação em algumas localidades. Em João Pessoa, o Instituto Climatempo prevê uma média de 15 milímetros (mm) de chuva no sábado e 10mm no domingo.

Ontem a chuva forte causou alagamentos em pontos já conhecidos da Capital, como a avenida principal do bairro dos Bancários e vários trechos do Centro da cidade, como em fente a CBTU, na Avenida Sanhauá. E, de acordo com dados da Aesa, a chuva de ontem pela manhã não esteve entre as maiores do mês. A média de chuva acumulada na cidade era de 5,4mm até o final da manhã. Considerando pontos isolados da cidade, o acúmulo foi maior. Os pontos de maiores volumes foram o Centro, com 36 mm, Cristo, 28 mm e Cuiá, com 27,8 mm. A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) registrou 10 pontos de alagamentos que interromperam o tráfego, entre 8h e 12h.

Com alerta de mais chuvas, a Defesa Civil de João Pessoa anunciou que vai manter equipes de plantão durante todo o final de semana, para atender eventuais emergências. Ontem a Defesa Civil recebeu um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que apontou risco de nível moderado para ocorrência de desastre na cidade.

“Temos uma condição de instabilidade climática sobre quase todo estado da Paraíba. Esta situação, associada à atuação de um fenômeno chamado de Zona de Convergência Intertropical, mantém o tempo favorável à ocorrência de chuvas localizadas”, alertou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. Segundo ela, a perspectiva é de chuva até o domingo no Litoral, podendo se repetir da mesma forma no Sertão e Alto Sertão. “Esse é um período de chuva em todas as regiões. No Cariri, Curimatau e Sertão a chuva vai de fevereiro até maio. No Agreste, Brejo e Litoral chove de abril até julho. Em dezembro nós já tínhamos essa previsão de chuva na média ou acima da média, como está acontecendo”, disse.

Chuva e trovões no Sertão



No final da manhã de ontem, o Inmet divulgou o prognóstico para o final de semana na região Nordeste. A previsão fala em pancadas de chuva, porém com trovoada em várias regiões, inclusive no Sertão da Paraíba.

Nas demais áreas do Estado, a previsão do Inmet é de chuva isoladas sem trovoadas, alternadas com períodos de sol, no domingo.

Telefones de emergência em João Pessoa



Disk Defesa Civil 0800-285-9020

Seinfra 0800-031-1530 ou seinfra@joaopessoa.pb.gov.br

Sedurb 3218-9151 ou ascomsedurb@gmail.com

Emlur 0800-083-2425 / 3214-7628 / 3214-7644 (Alô Limpinho) / 3255-8444 (Alô Limpeza)

Semob 3218-9420 ou 98760-2134 (WhatsApp)

Relacionadas