sábado, 05 de dezembro de 2020

Luto
Compartilhar:

Em Tempo Real: A Paraíba se despede de “Dom Ternura”

Redação / 27 de março de 2017
Foto: Divulgação
17h55 - Orações, aplausos e lágrimas incontidas. Sob muita emoção e perante dezenas de fiéis, o arcebispo emérito da Paraíba Dom Marcelo Pinto Carvalheira foi sepultado.  No túmulo reservado a bispos, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves o corpo do líder religioso foi colocado.




17h41 - Chega o momento final da missa, onde os padres farão a encomendação do corpo.



17h36 - Depois da missa de corpo presente, será realizado o sepultamento do corpo de Dom Marcelo no túmulo destinado aos bispos, na Catedral de Nossa Senhora das Neves.

17h25 - Momento da comunhão emociona fiéis, que cantam a oração de são Francisco.



16h58 - Dom Genival se emociona e chora, falando sobre sua visita a Dom Marcelo quando recebeu a notícia que seria o Administrador Apostólico da Paraíba. "Fiz uma visita a Dom Marcelo, fui fazer uma oração diante dele e pedi a deus que ele oferecesse seu ofício a diocese da Paraíba. Dom Marcelo faz agora sua oração na casa do pai", disse Dom Genival Saraiva.

16h43 - Dom Genival Saraiva inicia seu discurso. "A melhor homilia é não ver o corpo de dom marcelo, mas ao lembrar sua relação com deus", disse o Administrador Apostólico



16h36 - Seguem os rituais da missa de corpo presente de Dom Marcelo Carvalheira.



16h19 - Padres e Arcebispos de vários estados prestigiam a missa de corpo presente e prestam sua última homenagem a Dom Marcelo Carvalheira.



16h15 - Acaba de começar a missa de corpo presente de Dom Marcelo



16h08 - A missa de corpo presente iniciará em instantes



16h06 - Cortejo de padres e bispos em homenagem a Dom Marcelo chega à catedral.






15h47 - O governador Ricardo Coutinho acaba de chegar ao velório e falou um pouco sobre a importância da trajetória de Dom Marcelo quando foi Arcebispo. "Dom Marcelo foi um grande arcebispo, deixou um legado de determinação. Ele esteve à altura do seu tempo, tempos difíceis de violência, tempos de perseguição, e Dom Marcelo legou à Paraíba uma passagem de muita coragem, acho que mais importante do que chorar a morte, devemos celebrar a vida de Dom Marcelo, ele fez muito bem por onde passou, dignificou a igreja e deixa um legado de justiça e de lutas sociais. Homens assim deixam uma lacuna enorme"



15h17 - O Pastor Estevam Fernandes também participa do velório de Dom Marcelo. "Estamos aqui prestando uma homenagem por alguém que nunca vai morrer. Dom Marcelo tinha uma alma de pastor. Quando fiz 20 anos de pastorado ele foi à minha igreja, então é essa homenagem de quem tem alma de pastor nunca morre", disse Pr. Estevam.



15h06 - Fiéis - A pedagoga Wilma de Freitas Azevedo, cristã e admiradora de Dom Marcelo também prestou sua homenagem. "Ele era uma pessoa muito amorosa e caridosa. Não olhava aquém, mas sempre estava de mãos estendidas para ajudar os mais necessitados", disse Wilma.



15h00 - O senador Raimundo Lira também participa do velório de Dom Marcelo. "Nos deixa um exemplo de força e de fé, de uma pessoa que nunca se cansou de lutar por quem mais precisava", disse Raimundo Lira.



14h57 - O deputado estadual Raniery Paulino participa do velório de Dom Marcelo neste momento. "Dom Marcelo era um homem atuante, que dedicou sua vida a fazer o bem principalmente aos mais necessitados. Eu convivo muitos anos com ele e Guarabira e sei que ele fazia tudo com muita ternura", disse Raniery Paulino.



14h28 - Francisco Tavares saiu do município de Ingá, distante mais de 100 quilômetros de João Pessoa para prestar sua última homenagem a Dom Marcelo. "Dom Marcelo sempre foi muito bondoso com os pobres, ele sempre esteve perto dos pobres e essa é a principal mensagem que ele nos deixa", disse Francisco.



14h12 - Fiéis formam fila para assinar o livro de presença no velório. Todos querem prestar sua última homenagem ao líder religioso que morreu no sábado.



14h10 - Conforme a hora do sepultamento se aproxima, mais fiéis chegam a igreja onde ocorre o velório de Dom Marcelo.



13h36 - A todo momento chegam flores enviadas de todos os lugares. Comunidade Prefeito Manoel Lordão, Prefeitura de João pessoa, Prefeitura de Guarabira, Frades Capuchinho, Apostolados e vários outros lugares são exemplo de entidades que prestam a última homenagem a Dom Marcelo, em forma de flores.



13h27 - O velório de Dom Marcelo Carvalheira acontecerá às 16h na Catedral de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

13h15 - A deputada estadual Camila Toscano também comentou sobre o legado deixado por Dom Marcelo. "Ele deixa o exemplo de humildade e amor ao próximo. Foi isso que ele ensinou nos 20 anos que passou em Guarabira" , disse Camila Toscano

13h10 - Fiéis rezam em despedida a Dom Marcelo



13h07 - Populares choram a morte de Dom Marcelo



13h04 - O ex-senador Cícero Lucena e a ex-governadora Lauremilia Lucena chegam ao velório. "Foi um missionário que sempre esteve na busca pela justiça social e cobrava, mas cobrava com ternura. Aos que tiveram o privilégio de conviver com ele, fica a lembrança e a saudade", disse Cícero Lucena.



12h44 - Acaba de chegar à Catedral o sobrinho de Dom Marcelo, que além do parentesco, herdou o mesmo nome do religioso. "Tudo que ele transmitiu ao povo paraibano foi humildade, carinho, amor, atenção, tudo que representa um verdadeiro homem, ele sempre foi uma pessoa muito justa, severo, mas muito justo. É uma perda lamentável e só o que ele ensinou a todos nós foi amor.", disse Marcelo.

11h56 - Fiéis oram e cantam músicas próximo ao caixão onde encontra-se Dom Marcelo, em uma grande demonstração de fé.

11h28 - Frei Anastácio também comentou sobre o legado de Dom Marcelo. "Dom Marcelo era um homem muito íntegro, e ele conseguia, no dia a dia, unir a vida do povo à fé que ele vivenciava. Ele fez um bem enorme quando foi arcebispo aqui. Primeiro em Guarabira com os trabalhadores da terra, e depois por toda a Paraíba. Ele se comprometeu à luta das terras. Foi testemunha minha quando fui preso no processo de Tabatinga, quando lutamos pelos direitos dos  trabalhadores.", comentou o Frei.



11h01 - Nesse momento, um longa fila se forma com os fiéis que querem prestar a última homenagem a Dom Marcelo. O caixão seguirá aberto até às 16h, quando acontecerá a Missa de Exéquias.

10h48 - O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo comentou sobre o envolvimento de pessoas religiosas com a política e sobre o legado de Dom Marcelo. "Dom Marcelo deixa um legado de humildade, simplicidade e sabedoria. Trabalhava pelo povo,  para aproximar a Igreja da população mais pobre. A política faz parte da vida das pessoas, não precisa ser político pra fazer política. A boa política é a que muda a vida da pessoas, e estamos diante de um cidadão que fez muito isso. Dom Marcelo fez a boa política, lutou pelos mais necessidades, trouxe harmonia, paz e deixa um legado na relação com o próximo.", finalizou Cartaxo.



10h39 - O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, proferiu algumas palavras: "Convivi muito de perto com Dom Marcelo. Como prefeito, sempre tive um excelente relacionamento, sempre o respeitamos muito. Uma figura única, Guarabira jamais terá outro bispo com tanto carinho para o povo como foi Dom Marcelo.", concluiu o prefeito.

10h29 - Dom Genival profere as primeiras palavras aos fiéis.



10h28 - Caixão é colocado dentro da Basílica e é posicionado próximo ao altar.



10h26 - Acompanhe a chegada do corpo:




10h17 - Corpo de Dom Marcelo Carvalheira acaba de chegar na Catedral Basílica.



10h13 - Dom Genival e autoridades se reúnem na porta da Catedral à espera do corpo que está prestes a chegar.



10h07 - Cássio Cunha Lima relata o exemplo de Dom Marcelo: "Deixa um vazio muito grande na comunidade cristã, mas que será preenchido pelo seu exemplo dignificante. Dom Marcelo caprichosamente nasceu no dia 1º de maio (Dia do Trabalho) e trabalhou a vida toda pela justiça e liberdade. Um operário da fé. Que apesar do corpo fraco, havia uma força espiritual impressionante. Tinha a exata dimensão do seu papel como representante do povo de Deus.", afirmou CCL.

10h03 - O corpo de Dom Marcelo passa nesse momento pela cidade de Santa Rita, em cortejo em carro fechado.

10h01 - O senador Cássio Cunha Lima acaba de chegar a Catedral Basílica.



9h59 - O advogado Roberto Nóbrega, de Guarabira, também relatou o que pensava de Dom Marcelo. "Foi de forma incontestável um grande pastor, um homem de Deus, que trabalhou e fez tudo pela nossa diocese, não só de Guarabira, mas por toda a Paraíba. Um homem que lutou muito pelas classes sociais, principalmente pelo homem do campo.", concluiu Roberto.

9h50 - Fiéis começam a chegar em maior quantidade e trazendo cartazes com homenagens a Dom Marcelo.



9h47 - Local onde Dom Marcelo será enterrado na Catedral Basílica está sendo preparado.



9h44 - O vigário geral da Arquidiocese, Padre Virgílio, também comentou sobre o testemunho em vida de Dom Marcelo "Ele foi um homem que apontou para o céu e do céu, recebeu a resposta para se comprometer com as causas humanas. Pessoa carinhosa, humana, de paz, que gerava fraternidade. Uma abertura pra dialogar como todos, mas tinha uma clara opção pelos pobres e excluídos. Foi incompreendido, preso na ditadura militar. Isso nos mostra um exemplo que vai ficar.", finalizou o padre.



9h31 - Dom Genival comentou um pouco sobre o legado de Dom Marcelo. "Foi um homem que até na sua fisionomia transmitia serenidade. Um sorriso que tinha sempre uma linguagem da identificação com que falava. As coisas de Deus tem um lastro humano. Pastoralmente, todos sabemos por onde ele passou. Teve identificação com a causa do povo e sua postura na linha da evangelização foi muito coerente. Sabemos que Dom Marcelo passou por provações muito grandes como perseguição e prisão, porque ele não negou sua vida, seu testemunho e seu ministério." declarou o administrador apostólico.



9h13 - Dom Genival Saraiva acaba de chegar à Catedral Basílica.

9h04 - O administrador apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva, deve chegar em instantes para receber o corpo de Dom Marcelo que ficará disponível para visita dos fiéis até às 16h, quando acontecerá a Missa de Exéquias.

9h01 - Alguns populares começam a se aproximar da Catedral de Nossa Senhora das Neves onde o corpo de Dom Marcelo deve chegar por volta das 9h30.



08h59 - Corpo de Dom Marcelo Carvalheira segue para João Pessoa e nesse momento passa pela cidade de Sapé.

____________________________________________________________

Está programada para as 9h30 a chegada a João Pessoa do corpo do arcebispo emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, morto no sábado (25), quando era socorrido ao hospital em Olinda, Pernambuco, onde estava. Desde a noite deste domingo (26) ele está sendo velado na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, cidade onde ele foi o primeiro bispo diocesano. Dom Marcelo será sepultado às 16h na Catedral de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. O velório poderá ser acompanhado em tempo real aqui no Correio Online.

Em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo decretou luto oficial de três dias pela morte de Dom Marcelo. Em todo o Estado, autoridades publicaram nota de pesar, a exemplo do governador Ricardo Coutinho, da vice Lígia Feliciano, do presidente da Assembleia Legislativa Gervásio Maia, do senador Cássio Cunha Lima e diversas outras autoridades.

O Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, enviou mensagem de condolências ao Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, pelo falecimento de Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

A repórter da TV Correio, Jaceline Marques acompanhou a chegada do corpo de Dom Marcelo em Guarabira.

Veja aqui o cortejo de Dom Marcelo em João Pessoa:

https://youtu.be/7MR8XVv9Vgs

Relacionadas