segunda, 18 de janeiro de 2021

Justiça
Compartilhar:

Desembargador Rogério Fialho se despede do TRF5 com uma gestão exitosa

Adriana Rodrigues / 31 de março de 2017
Foto: Divulgação
O desembargador federal Rogério Fialho Moreira participou na tarde desta quinta-feira (30) de sua última sessão solene como presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), conduzindo as comemorações dos 28 anos de instalação do órgão e homenageando a três personalidades do mundo jurídico, que contribuíram para o desenvolvimento da Justiça Federal na 5ª Região, que engloba os Estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Rogério Fialho também fez um balanço de sua gestão à frente do TRF5, revelando que foi um período de muitas dificuldades financieras e que teve que adequar o Tribunal a uma redução de quase 40% no orçamento. “Mas, mesmo assim, procuramos nos dedicar, não só nas ações aqui no Tribunal, mas nas seis secções judiciárias que abragem o TRF5. Em todas essas secções nós nos propomos a alcançar algumas metas, se não conseguimos todas, tivemos êxito na maioria delas”, declarou o presidente.

Durante a solenidade, Rogério Fialho homenageou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antonio Herman Benjamin; o desembargador decano do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jones Figuerêdo Alves; e a desembargadora decana do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Eneida Melo Correia de Araújo, com a outorga da Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda, a mais alta condecoração concedida pelo TRF5.

Fialho explicou que comenda homenageia a cada ano, três personalidades merecedoras de distinção nos estudos relativos ao direito ou que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Federal. Desde a criação da condecoração, foram outorgadas 58 medalhas.

“Desta vez foram homenageados o jurista reconhecido internacionalmente, ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, paraibano de Catolé do Rocha, que orgulha o nosso Estado. Também homenageamos integrantes de outros Tribunais sediados em Recife, ao entregar a comenda aos seus decanos do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, o desembargador Jones Figuerêdo Alves, civilista dos mais destacados em nosso país, e a desembargadora do TRT da 6ª Região, Eneida Melo Correia de Araújo, mestre doutora em direito do trabalho e professora da UFPE”, comentou o presidente.

A solenidade na capital pernambucana foi prestigiada por várias autoridades paraibanas, como o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB); o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD); o desembargador Joás Pereira de Brito Pereira, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba; o juiz federal Rudival Gama, diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba; o ex-presidente da OAB-PB, José Mário Porto.

Relacionadas